Começar a se exercitar nem sempre é um processo fácil. A maioria de nós tem uma rotina corrida, cheia de compromissos em diferentes horários… Quando se trata de um novo hábito, então, é ainda mais difícil encaixá-lo em nosso dia a dia; porém, é importante não deixarmos de fazer escolhas saudáveis visando nosso bem-estar e saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% da população do planeta é sedentária. Assustador, não é? Pensando nisso e em como atividades físicas são importantes, preparamos 5 dicas para você começar a se exercitar este ano! Bora?
1. Entenda a relação Necessidade x Vontade
Não desista! O exercício físico traz resultados a longo prazo, entenda sua necessidade principal e tenha consistência.
2. Organize seu tempo
Falta de tempo não é desculpa! Organize sua agenda, aproveite as férias para planejar atividades e se preparar 100% para a volta da rotina ao normal.
3. Não exagere!
Crie uma rotina saudável, alterne atividades mais intensas com mais leves para não gerar sobrecarga ou lesões.
4. Busque orientação profissional
Conte com um profissional para te ajudar a planejar uma rotina apropriada de exercícios; as atividades devem ser adequar à meta desejada.
5. Não espere tudo estar “perfeito” para começar
Comece e depois ajuste os detalhes. Não espere colegas aceitarem o convite para treinarem juntos ou um dia e horário perfeitos. Inicie e vá mudando aos poucos, conforme as necessidades aparecerem.
Lembre-se: com uma rotina assim, você ganhará disposição, conseguirá melhorar seu condicionamento físico e evitar doenças crônicas.
Exercícios e atividades físicas também são grandes aliados do bem-estar mental, além disso trazem diversos outros benefícios: melhora da oxigenação dos tecidos, aceleração do metabolismo, aumento da força muscular, fortalecimento do sistema imunológico, sensação de bem-estar e melhora das movimentações muscular e articular.
Não deixe de fazer exercícios. Aproveite nossas dicas e comece a se cuidar já!
Ah, sabia que também é perfeitamente possível realizar atividades físicas dentro de casa? Clique aqui e assista ao vídeo do nosso coordenador pedagógico do curso de Educação Física, Francisco Neto, para descobrir como!
Conteúdo produzido por: Francisco Neto | Coordenador do curso de Educação Física da Unifeob.