área de medicina veterinária área de medicina veterinária

Quais são as áreas da Medicina Veterinária em que é possível atuar?

6 minutos para ler

Muito além do que gostar de animais, o médico veterinário precisa ser uma pessoa com fortes características de gestor e também de pesquisador. Afinal, as áreas de medicina veterinária são inúmeras, fazendo com que a atuação em clínicas ou pet-shops seja apenas um pontinho diante da imensidão de oportunidades existentes na profissão.

De olho em seu sucesso profissional, mostraremos neste post, alguns setores que fazem parte do dia a dia do médico veterinário. Quer se aprofundar nessa profissão? Então venha com a gente!

Quais são as principais áreas de atuação da medicina veterinária?

área de medicina veterinária

Ser médico veterinário abrange várias áreas, pois o profissional poderá cuidar dos diferentes tipos de animais assim como atuar em órgãos fiscalizadores seja na iniciativa privada quanto no poder público.

Trata-se de uma profissão que conta com vagas nos meios urbano e rural, em clínicas e fazendas, passando por centros de pesquisa e empresas que elaboram rações, entre outros produtos.

Sendo assim, a visão de que quem é veterinário auxilia no bem-estar de cães e gatos é bem ultrapassada. Trata-se de um campo extremamente aberto e com inúmeras possibilidades, como veremos agora.

Veterinária clínica e cirúrgica

área de medicina veterinária

A primeira área de medicina veterinária escolhida é a mais tradicional e também a mais conhecida pela população. Trata-se do atendimento aos animais domésticos em clínicas especializadas ou hospitais voltados aos pets.

Dentro dessa realidade, o veterinário faz castrações, cirurgias, acompanha o tratamento contra inúmeras doenças, atende animais acidentados e ajuda como pode na recuperação.

É importante o profissional sempre se manter atualizado, pois os atendimentos abrangem áreas distintas, como ortopedia, nutrição, dermatologia etc.

Agronegócio

Sendo um dos alicerces da economia brasileira, o agronegócio é um excelente campo de atuação para quem se forma em medicina veterinária. Isso porque existem muitas possibilidades.

Você pode atuar em fazendas produtoras de alimentos com origem animal seja para o mercado interno quanto externo. O veterinário cuida da nutrição dos animais, previne doenças e ainda faz o acompanhamento sanitário para sempre manter a qualidade de acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

É um setor que vivência uma expansão considerável, principalmente na produção de leite e pecuária de corte. Afinal, o Brasil exporta carne para vários países e ainda atende com excelência as necessidades da população.

Vigilância e inspeção

É uma área de medicina veterinária onde o profissional fiscaliza as condições de empresas, fábricas, supermercados, indústrias, frigoríficos, propriedades rurais, sempre de olho nas normas técnicas.

A vigilância e inspeção podem ser exercidas tanto na iniciativa privada quanto na área pública por meio de concurso. No primeiro caso, o veterinário acompanha as adequações para justamente evitar possíveis multas quando os fiscais do Ministério da Agricultura fizerem alguma vistoria.

Já no setor público, o veterinário atuará como fiscal agropecuário, com uma rotina que abrange ainda orientações aos produtores rurais, visitas técnicas e fiscalizações com base em denúncias.

Trata-se de uma área com um salário bem atrativo e que requer muito preparo para conseguir a aprovação no concurso público, tendo em vista que são poucas vagas abertas em provas que abrangem todo o território nacional.

Setor público

Além da parte de fiscalização federal, o médico veterinário pode ainda fazer concursos em prefeituras e nos governos dos estados.

O leque é bem abrangente, tendo em vista que o profissional pode atuar no atendimento ambulatorial de hospitais públicos, na fiscalização propriamente dita, como de fábricas de rações, por exemplo, ou em projetos específicos, como de castração de cães e gatos.

Há ainda os centros de zoonoses que recolhem os animais abandonados das ruas das cidades e necessitam dos médicos veterinários no tratamento até que os bichinhos sejam adotados.

É importante informar que os veterinários são incluídos nas equipes multidisciplinares do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizando visitas domiciliares com foco no disgnóstico de risco na interação entre pessoas e animais.

O profissional auxilia ainda na prevenção de doenças transmissíveis aos homens pelos animais, como raiva, brucelose, febre-amarela, leptospirose, entre outras.

Carreira acadêmica

O médico veterinário também pode optar pela carreira acadêmica, transformando-se em professor universitário ou bolsista de mestrado, ou doutorado.

Nesses casos, as pesquisas científicas nortearão o dia a dia. A dica para quem optará pela carreira acadêmica é escolher uma área de estudo que desperte motivação. Inclusive, há muitas vagas em cursos superiores e técnicos para quem preferir ministrar aulas.

Como é o mercado de trabalho para o profissional?

área de medicina veterinária

O mercado de trabalho para quem seguir na área de medicina veterinária é promissor no Brasil. Isso porque os animais fazem parte do dia a dia das pessoas sejam os pets como os de grande porte.

O país detém o segundo maior mercado pet do mundo e ainda é líder nas exportações de carne para a China e Egito, inclusive com um crescimento exponencial nas vendas de janeiro a setembro de 2019.

Tendo como base os diferentes setores de atuação, certamente você vai conseguir uma boa empregabilidade após a conclusão da faculdade.

Os salários variam de acordo com a área escolhida. Em clínicas, por exemplo, o inicial geralmente gira em torno de R$ 2.200, enquanto um fiscal agropecuário chega a faturar R$ 20 mil após a aprovação em concurso público.

Além disso, você pode abrir o próprio negócio, como um plano de saúde voltado aos animais ou ser consultor independente.

Como escolher uma boa faculdade de medicina veterinária?

Mas, para conseguir sucesso na carreira, o primeiro passo é estudar em uma faculdade de qualidade, onde a teoria seja alinhada com a prática.

Por isso, a Unifeob é uma excelente escolha para você garantir um futuro profissional promissor. Com professores bem capacitados e laboratórios contendo equipamentos modernos, o seu aprendizado será bem alicerçado e sintonizado nas melhores práticas do mercado de trabalho.

A Unifeob tem hospital veterinário, fazenda escola e projetos desenvolvidos nas aulas que acontecem em período integral ao longo de cinco anos. Assim, independentemente da área de medicina veterinária escolhida por você, a sua carreira estará na direção certa!

Viu como a medicina veterinária é um curso que vai bem além das clínicas? Gostou do nosso post? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e acompanhe as nossas postagens!

VestibularPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.