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Descubra quais são as áreas da Administração onde é possível atuar

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A área de administração é reconhecida pela sua amplitude de possibilidades no mercado de trabalho. Diferentemente de outras graduações, em que o foco está em áreas específicas, o administrador tem pela frente uma gama de setores dentro de empresas de pequeno, médio e grande porte.

Na gestão, esse profissional lida com as vendas, planos de ações, marketing, logística, entre outros campos nos quais a presença do administrador é essencial. Isso porque ele está preparado para garantir uma visão estratégica dos negócios como um todo.

Quer investir no desenvolvimento da sua carreira? Está pensando em fazer administração? Que tal conhecer mais um pouco sobre cada área dessa graduação? Continue a leitura e confira!

Gestão estratégica

Este gestor é responsável por desenvolver, aplicar e coordenar as ações determinadas no planejamento estratégico de um negócio. A gestão estratégica é a área de atuação preocupada com a integração de todos os setores da empresa — do financeiro aos recursos humanos.

Para isso, o profissional responsável faz levantamentos de dados quanto aos recursos disponíveis e os possíveis gargalos que prejudicam o bom andamento da organização. O processo de gerenciamento nesse setor envolve várias etapas, as principais delas são:

  • aplicar a análise SWOT ou FOFA para entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
  • criar planos de ação para diferentes departamentos, sempre pensando no todo;
  • implementar os planos dentro das necessidades da empresa;

Administração financeira

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Uma das habilidades mais desenvolvidas durante o curso de Administração é o cálculo. Lembrando que não estamos falando de contas simples de matemática, mas do entendimento de toda a complexidade que envolve essas somas e subtrações. Por isso, este profissional é o responsável pela saúde financeira de uma empresa.

As técnicas aprendidas ainda na faculdade possibilitam ao administrador prever problemas e propor soluções eficazes para o negócio. É ele quem vai controlar as finanças, oferecendo crédito aos clientes e analisando os possíveis investimentos, ou seja, a administração financeira é uma das bases para a sobrevivência de qualquer negócio.

Recursos Humanos

Outra base essencial para a vida de uma empresa são os recursos humanos. Como o próprio nome já diz, esse setor lida com as pessoas, sejam elas funcionárias (internos), sejam elas clientes (externos). O RH, como é conhecido, está incumbido de gerenciar as relações entre as pessoas com base em técnicas e conhecimentos administrativos.

Assim, o profissional desse setor é quem gerencia as necessidades da empresa quanto a novos funcionários, busca por esses colaboradores, avalia as suas características, as alinhando com os objetivos da empresa e, por fim, mantém o bom relacionamento entre os contratados.

Gestão de marketing

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Apesar de ser uma área que está em voga, muitas pessoas ainda não compreendem a abrangência e importância do marketing para o sucesso de uma organização. Esse setor é encarregado por desenvolver atividades com o fim de compreender as necessidades e desejos dos clientes, atraindo o público-alvo e, principalmente, atendendo às expectativas dele.

Para além da comunicação entre empresa e consumidores, o marketing também se preocupa em promover as vendas em conjunto com a satisfação do cliente, ou seja, ele planeja, no mínimo, os famosos 4P’s: preço, praça, produto e promoção. Existem várias evoluções desse conceito, que o profissional aprende com mais afinco na faculdade de Administração.

Gestão de logística

Qualquer erro no processo de entrega pode causar prejuízos para a organização como um todo, pois um produto que não chega dentro do prazo ou sofre avarias no transporte poderá ser devolvido pelo cliente que, por sua vez, pode cancelar a compra e ir atrás do concorrente.

Nesse sentido, a gestão de logística envolve o controle de fluxo de materiais dentro de uma empresa. Assim, a compra, o armazenamento e a distribuição de produtos é de responsabilidade desse gestor, que cumpre todas as obrigações administrativas para que a cadeia logística siga com eficiência seu caminho.

Gestão de produção

A gestão de produção é a junção do controle, gerenciamento e planejamento de produtos e serviços. Uma área promissora para quem busca trabalhar no setor industrial, em outras palavras, esse gestor é quem organiza a matéria-prima necessária para a produção de bens e serviços.

Além disso, ele se preocupa com a qualidade do que está sendo ofertado pela empresa, trabalhando em conjunto, principalmente, com os times de vendas e de marketing. Dessa maneira, com uma boa gestão de produção é possível conhecer o que os clientes esperam dos serviços oferecidos e, consequentemente, buscar atingir essas expectativas.

Gestão ambiental

Uma carreira em crescimento graças à preocupação cada vez maior com a natureza e as formas de lidar com ela. Essa área está diretamente ligada às relações entre as pessoas e o meio ambiente, ou seja, é o setor da empresa que tem como foco a aplicação e manutenção de ações sustentáveis, desde a coleta seletiva de lixo até a produção de materiais recicláveis.

O gestor atua na conservação dos bens naturais, desenvolvendo estratégias para diminuir a poluição, criar métodos de reutilização de produtos e conscientizar os colaboradores quanto aos efeitos de suas atitudes, ou seja, ele busca de maneira racional manter o equilíbrio entre o homem e a natureza.

Consultoria e auditoria

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Apesar de serem áreas diferentes, o profissional pode atuar nas duas ramificações. Sendo assim, o consultor analisa a empresa como um todo, levantando os problemas e oferecendo soluções práticas para eles. Já a auditoria está focada na análise dos lançamentos contábeis, verificando a necessidade de possíveis ajustes fiscais.

Ambos estão preocupados em alinhar os dados disponíveis com a realidade da empresa, buscando o melhor caminho para o sucesso dela no mercado. A formação em administração é essencial para o conhecimento aprofundado dessas áreas, pois o administrador tem uma ampla visão dos negócios.

O administrador tem entre as principais características de seu perfil profissional a visão abrangente de uma organização, sendo proativo, ou seja, capaz de identificar problemas e propor soluções. A assertividade também é essencial para que esse profissional se torne um bom líder, que seja confiante, seguro e saiba a hora certa de delegar funções e atividades dentro de uma empresa.

O curso da UNIFEOB tem como foco garantir que os estudantes saiam preparados para atuarem nas diferentes áreas da Administração. Para isso, mantemos um relacionamento direto com as empresas, ofertamos projetos enriquecedores para o currículo ainda na graduação e oferecemos um aprendizado significativo a partir dos módulos temáticos dos quais o curso é organizado. Por isso, ingressar na UNIFEOB é um passo importante para o sucesso da carreira de um administrador!

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