Em razão do aumento das pesquisas na área da saúde, assim como, da constante necessidade de exames clínicos para diferentes segmentos, as áreas de atuação da Biomedicina só aumentam. Atualmente, as empresas exigem cada vez mais exames no momento da admissão de novos colaboradores, fato que exige parcerias com laboratórios credenciados.
Além disso, quem faz Biomedicina pode lecionar e também atuar em indústrias que produzem medicamentos, sem falar na rede pública. Para você conhecer as possibilidades dessa profissão, elaboramos este post com dicas imperdíveis. Confira!
Descubra o que é a Biomedicina
Antes de chegarmos nas áreas de atuação da Biomedicina, vamos explicar no que consiste esse segmento das ciências biológicas. Basicamente, a Biomedicina é um setor da saúde que desenvolve pesquisas nos ramos humano, animal ou das plantas.
É esse profissional que faz estudos de microrganismos causadores de doenças, buscando soluções por meio de medicamentos ou vacinas que sejam eficazes, ou seja, o biomédico tem uma grande importância na prevenção de enfermidades, tanto quanto de epidemias.
Além disso, quem conclui o curso também fica apto a realizar diversos tipos de análises laboratoriais, desde do sangue até na produção de bio derivados.
Em relação à medicina, a carreira se diferencia pelo fato do biomédico apenas identificar e estudar os microrganismos, enquanto os médicos têm contato direto com os pacientes, podendo diagnosticar doenças e também receitas medicamentos, além de conduzir cirurgias.
As áreas de atuação da Biomedicina
Dentro da Biomedicina, o estudante pode se especializar em diversas áreas, com um vasto campo de atuação. Para você conhecer os principais existentes no mercado, selecionamos nove, que certamente chamarão a sua atenção. Vamos a eles!
Análises clínicas
O biomédico que atua com análises clínicas fica responsável pela realização de exames dentro de laboratórios. Assim, atua diretamente no ambiente dos laudos técnicos referentes aos diferentes tipos de diagnósticos.
Verifica os processos como um todo e também pode atuar na gestão, orientando os demais técnicos laboratoriais.
Análises ambientais
Sabe as estações de água e saneamento que existem nas cidades? Pois, saiba que elas precisam de um biomédico para realizar análises físico-químicas e microbiológicas, visando a qualidade do líquido destinado à população.
Além disso, assina laudos, elabora perícias e faz assessorias referentes aos relatórios técnicos.
Análises bromatológicas
São os estudos elaborados com foco na verificação da qualidade dos alimentos. Assim, o profissional atua diretamente com a indústria alimentícia, atestando laudos e também elaborando relatórios.
Trata-se de um setor importantíssimo para a saúde pública, tendo em vista que sempre é necessária a análise dos produtos consumidos pelos cidadãos.
Biologia molecular
Nesse segmento, o biomédico vai pesquisar fatores ligados aos materiais genéticos, como as relações entre as células.
Dessa maneira, auxilia no tratamento de inúmeras doenças hereditárias, assim como das funções da biologia molecular.
Genética
Trata-se de outro setor com várias demandas por conta das inúmeras pesquisas existentes envolvendo embriões, inclusive na área de reprodução humana.
No setor, o biomédico realiza exames citogenéticos, desde as análises tradicionais até nas forenses utilizadas como provas através das verificações de tecidos.
Toxicologia
Atualmente, todos os motoristas com especificação D ou E na CNH precisam fazer o exame toxicológico no momento da renovação. Sendo assim, muitos laboratórios abriram oportunidades para biomédicos.
Além da renovação da Carteira Nacional da Habilitação, o exame toxicológico também vem sendo exigido na admissão em várias empresas, ou seja, é uma área com extensa demanda.
Docência e pesquisa
Após concluir a faculdade, o estudante pode optar por uma pós-graduação, mestrado e doutorado. Ao escolher a carreira acadêmica, é possível ministrar aulas em diversos cursos.
O setor de docência e pesquisa também é uma conquista de oportunidades para o biomédico e pode representar o sucesso profissional.
Banco de sangue
É o segmento que faz a coleta de sangue com foco nas doações para pacientes que sofreram acidentes ou que necessitam de transfusões, como no caso de quem faz hemodiálise.
Dessa forma, o biomédico realiza os exames, faz as coletas e manuseia os equipamentos, sempre respeitando às normas sanitárias.
Acupuntura
Quem faz biomedicina também pode trabalhar com acupuntura, aplicando a metodologia e todos os procedimentos técnicos existentes na cultura milenar chinesa.
Além das áreas de atuação da Biomedicina citadas, existem muitas outras que poderão ser escolhidas por você. Porém, antes disso, o primeiro passo é definir uma boa faculdade.
Veja como realizar uma boa escolha da faculdade
O sucesso profissional começa com uma boa escolha da faculdade. É nesse momento em que o estudante terá contato com oportunidades de estágio, de networking, além de se aprofundar nas disciplinas teóricas e práticas.
O curso tem uma duração de quatro anos e conta com diversas disciplinas, tais como:
- Anatomia humana;
- Psicologia em saúde;
- Biologia celular e tecidual;
- Biofísica aplicada à biomedicina;
- Química geral e laboratorial;
- Fisiologia humana;
- Genética humana;
- Bioquímica estrutural e metabólica;
- Parasitologia básica;
- Biologia molecular;
- Bioestatística;
- Farmacologia aplicada à biomedicina;
- Embriologia e reprodução humana;
- Microbiologia básica;
- Entre outras.
Ao escolher uma faculdade de Biomedicina, observe se há laboratórios modernos, professores com mestrado e doutorado, incentivo à pesquisa e oportunidades para a conquista de bolsas de estudo ou financiamentos.
O mercado de trabalho para o Biomédico
Sabendo-se que a população brasileira está envelhecendo cada vez mais, necessitando de uma quantidade maior de exames laboratoriais, o mercado de trabalho para o Biomédico é promissor.
Atualmente, existem oportunidades nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, serviço público, laboratórios particulares, entre outros.
Inicialmente, a média salarial varia de R$ 1.800 a R$ 3.000, mas o valor pode dobrar caso o profissional faça um mestrado e concilie a carreira profissional com a docência.
Aliás, o campo de pesquisas é bem amplo para o Biomédico e muitos escolhem seguir na área acadêmica. Sendo assim, como existem muitas áreas de atuação da Biomedicina, certamente é uma profissão que reflete em satisfação por boa parte dos formandos.
Além disso, existem muitos casos de ex-alunos que eliminam algumas disciplinas após a conclusão do curso e seguem a carreira de médicos por meio da aprovação em um novo vestibular.
Portanto, quem escolhe ser Biomédico no Brasil auxilia na saúde pública e também na evolução na prevenção e tratamento das doenças, ou seja, trata-se de uma profissão importantíssima para toda a sociedade.
Ficou interessado no curso? Então veja como é a nossa grade curricular e fique por dentro do vestibular!