areas do direito areas do direito

Quais são as áreas do Direito e em que possível atuar?

7 minutos para ler

Sendo uma profissão bem tradicional e com um vasto mercado de trabalho, o Direito atrai muitos jovens que se identificam com a área de Humanas. Em um universo que engloba a sociedade como um todo, existem inúmeras áreas do Direito para você seguir carreira, seja em empresas privadas ou no setor público.

Para auxiliá-lo a conhecer cada uma delas, elaboramos este post com informações imperdíveis, com foco em sua decisão. Afinal, fazer o que gosta é fundamental para obter sucesso na carreira. Confira!

Quais são as áreas do Direito para você atuar?

areas do direito

Quem se forma em Direito tem um amplo leque de opções para atuar como advogado. Aliás, o profissional pode se tornar delegado, promotor, juiz, desembargador, sem falar nas possibilidades de consultorias e também de abertura de escritório próprio.

Isso porque tudo o que existe na sociedade necessita de um advogado. Dessa maneira, há oportunidades em diversos campos, como setor tributário, ambiental, civil, criminal, de direito do consumidor etc.

Com foco em seu conhecimento, vamos explicar agora vários setores da profissão. Quem sabe um deles não seja exatamente o caminho que você sempre sonhou para o seu sucesso tanto profissional quanto pessoal? Continue conosco e fique por dentro das áreas do Direito.

Direito Civil

Trata-se do setor com as maiores demandas da profissão. Isso porque o Direito Civil engloba os interesses das pessoas e suas respectivas relações dentro da sociedade.

Sendo assim, o advogado defenderá pessoas que estejam requerendo bens na Justiça, atuará em questões familiares, como em casos de divórcios ou divisão de heranças.

Além disso, o Direito Civil também tem oportunidades na elaboração de contratos, das responsabilidades dos cidadãos, sucessões em empresas etc.

Pelo fato de ser um setor com diversos ramos de atuação, a dica é você se especializar em alguma área após a conclusão do ensino superior. Assim, certamente você terá mais êxito nas ações, ganhando mais clientes e credibilidade no mercado de trabalho.

Direito Trabalhista

Trabalho não vai faltar para quem atuar como advogado nesse setor. O Direito Trabalhista defende funcionários e empresas em disputas que envolvem reivindicações de direitos ao longo das jornadas.

Geralmente, as pessoas entram na Justiça após serem demitidas para cobrarem a falta do pagamento de horas extras, de insalubridade, pagamento de férias e demais direitos existentes na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

É um campo bem movimentado e que abre oportunidades tanto na defesa do trabalhador quanto das empresas.

Direito Digital

areas do direito

Também conhecido como Direito da Tecnologia da Informação, essa é uma área mais recente da profissão e se consolidou graças a aprovação do Marco Civil da Internet.

O profissional que se especializar em Direito Digital defenderá empresas e pessoas que foram prejudicadas no ambiente online. Atualmente, com a disseminação dos hackers, fake news e difamações nas redes sociais, o mercado tem crescido muito no setor.

Além disso, a disseminação do comércio digital também influenciou na abertura de muito trabalho nessa área do Direito, tanto em defesa das empresas quanto dos consumidores que tenham sofrido determinado prejuízo na transação comercial.

Direito Penal

Quem nunca viu um filme em que o advogado defende criminosos, políticos acusados de corrupção ou pessoas que tenham cometido contravenções? Pois, é exatamente esse segmento.

Entre as áreas do Direito, o penal atrai profissionais que queiram defender ou acusar pessoas físicas, ou jurídicas. Como abrange processos bem delicados, geralmente os ganhos são atraentes, principalmente se o cliente for uma pessoa famosa.

O dia a dia é composto por audiências, tribunais do júri, análise de casos e preparação das defesas ou acusações, sempre com respaldo do Código Penal.

Direito do Consumidor

Esse ramo do Direito defende o cidadão que foi lesado em alguma transação comercial seja física ou online. Dessa forma, o advogado agirá para garantir o cumprimento dos direitos, como entrega dentro do prazo, ausência de taxas abusivas, trocas em razão de defeitos nos produtos etc.

Além dos consumidores, o profissional também pode atuar na defesa das empresas ou nos órgãos que auxiliam as pessoas, como Procon ou Idec.

Direito tributário

Sendo um dos países com mais tributos do mundo, o Brasil é um campo aberto para o advogado tributário.

Nessa área, o profissional se baseará em normas e princípios referentes aos impostos e suas respectivas exigências.

O advogado poderá rever taxas cobradas erroneamente tanto para pessoas quanto empresas, sendo essencial também na formalização dos contratos.

Direito Ambiental

Com as inúmeras leis ambientais, o advogado que escolher essa área para atuar terá como desafio os processos administrativos de licenciamento ambiental assim como para defender proprietários de terras contra possíveis infrações.

De uma maneira geral, o profissional atua com as relações que permeiam o homem e o meio ambiente, desde a regularização fundiária até projetos de reflorestamento.

Direito Empresarial

areas do direito

Quem escolher o Direito Empresarial defenderá comerciantes ou donos de empresas em seus respectivos interesses, como na elaboração de contratos, abertura de empresas e, também, no possível fechamento das mesmas.

A produção de estatutos sociais, patente de marcas e processos de recuperação judiciais de empresas também entram no rol nessa área do Direito.

Direito eleitoral

No Brasil, há eleições de dois em dois anos e muitos candidatos necessitam de advogados especialistas para destinarem consultorias ao longo das campanhas.

Além disso, o profissional é fundamental para defender políticos que respondem processos, desde o não cumprimento da legislação eleitoral quanto de problemas ao longo do mandato, como o não cumprimento das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal ou possíveis cassações após a vitória nas urnas.

Trata-se de uma área em ascensão e que vem atraindo inúmeros advogados a cada ano.

Setor público

O setor público é uma das áreas do Direito que pode ser vista como a menina dos olhos dos universitários. Isso porque abre portas para excelentes salários, estabilidade e prestígio na magistratura.

No entanto, o ingresso só acontece por meio da aprovação em concursos públicos, com concorrência acirrada.

Mas existem oportunidades nas esferas municipal, estadual e federal, com funções variadas, como as que se seguem.

  • Defensor Público;
  • Delegado;
  • Promotor;
  • Procurador do Estado;
  • Procurador da República;
  • Juiz.

Além das citadas, existem muitas outras, inclusive na defesa dos cidadãos que não têm dinheiro para pagar um advogado particular, a chamada assistência judiciária. Nesse caso, não é preciso passar em concurso, mas é exigida a aprovação na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Por que escolher uma faculdade de qualidade?

Diante de tantas oportunidades de trabalho, nada melhor do que uma sólida preparação para você conseguir alavancar a carreira. Por isso, escolha uma faculdade de renome na área e que seja devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), como a Unifeob.

O curso de Direito conta com nota 4 em uma escala que vai até 5 em avaliação do MEC e forma profissionais capacitados para ingressarem no mercado de trabalho, com excelentes professores e uma infraestrutura focada na prática da profissão, como fóruns e escritórios de atendimento ao público.

Portanto, você poderá ter contato com todas as áreas do Direito para se transformar em um advogado de sucesso seja em carreira pública ou privada.

E aí, gostou do nosso post? Quer sempre acompanhar as nossas novidades? Então assine a newsletter e fique sempre bem informado!

Consultoria de carreiraPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.