como conciliar estudo e trabalho como conciliar estudo e trabalho

Como conciliar estudo e trabalho? Confira 7 boas práticas

6 minutos para ler

Você já ouviu falar que o hoje é o amanhã sonhado ontem? Pois para obter sucesso, tanto na vida pessoal quanto profissional, é preciso seguir várias dicas, principalmente, quem banca a própria formação. Por isso, para saber como conciliar estudo e trabalho nada melhor do que colocar em prática, algumas orientações que foram fundamentais para quem cresceu em diversas profissões.

Quer aprender a ser bem-sucedido desde cedo? Então continue lendo este post e conheça sete boas práticas que farão a diferença em sua vida. Mas, antes, entenda a necessidade do esforço!

Desafios na hora de saber como conciliar estudo e trabalho

A desigualdade social existente no Brasil faz com que vários jovens tenham que trabalhar e obter recursos para conseguir bancar os próprios estudos. Além disso, muita gente que já tem mais de 30 anos, somente agora, conseguiu estabilizar os rendimentos de olho em um curso superior.

São casos de pessoas que não podem se dar ao luxo de somente estudar. Elas precisam ir à luta para garantirem um futuro melhor. Além disso, existe quem está inserido em uma família com melhores condições financeiras, mas que já busca a independência logo cedo, criando maturidade e mais disciplina.

Assim, são estudantes que geralmente têm uma rotina tripla, dividindo o dia em diversos afazeres. Como conciliar o tempo para que tudo saia como o programado? É o que veremos agora por meio das nossas sete dicas. Confira!

Consultoria de carreiraPowered by Rock Convert

1. Elimine a procrastinação

como conciliar estudo e trabalho

Entre as dicas para quem quer aprender como conciliar estudo e trabalho está uma atitude que precisa caminhar ao seu lado: proatividade. Se ela está em cena, a procrastinação precisa ficar atrás das cortinas, ou seja, não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje.

Se pintou um tempinho no fim de semana e você tem um trabalho para entregar daqui a 15 dias, aproveite para já se adiantar.

Ganhou uma folga no meio da semana? Estude para a prova ou leia o livro solicitado pelo professor. Ao organizar o tempo, fazendo tudo com antecedência, certamente sobrará preciosas horas para o seu lazer e até mesmo para descansar em uma tarde de domingo.

2. Crie uma rotina

A disciplina é fundamental para quem quer conciliar estudo e trabalho. Portanto, seja fiel a sua rotina e evite se desgastar com atividades fora do convencional. Sendo assim, quando você receber um convite para uma festa em plena quinta-feira, lembre-se que a jornada de sexta continuará puxada e exigindo que você esteja 100%.

Ao criar uma rotina bem estruturada, você sempre terá um objetivo em suas idas e vindas, ou seja, o tempo estará ao seu favor.

3. Determine prazos

como conciliar estudo e trabalho

A conciliação entre trabalho e estudo faz parte de um projeto maior em prol do seu futuro. Aliás, atualmente, até mesmo, profissionais que estão em cargos de alto escalão continuam sempre se atualizando, ou seja, quem se acostuma cedo com essa rotina corrida acaba saindo na frente da concorrência.

Trata-se de uma organização pessoal muito semelhante com a entrega de um projeto. É preciso determinar prazos e atingir as metas diárias.

Dessa maneira, não pense muito. Aja. Procure sempre otimizar o tempo e estabeleça prazos para as suas obrigações, sempre com um espaço que valorize a sua saúde, como alimentação, prática de atividades físicas, presença em família e lazer.

Pode parecer muito difícil, mas com a devida disciplina tudo vai se encaixando, e ainda, destinando um tempo devido prazer ter nas realizações.

4. Tenha prioridades

Como dito no item 2, no momento de saber como conciliar estudo e trabalho é preciso ter prioridades. Mesmo que você esteja muito interessado em comprar um novo celular, é preciso manter o foco para não se perder no planejamento orçamentário.

Ao estabelecer prioridades, certamente dentro de alguns meses você vai conseguir conquistar o aparelho que tanto deseja. O importante é se planejar e sempre manter uma reserva financeira de olho em sua prioridade número um: a conclusão da faculdade.

Afinal, quem sabe o que quer, às vezes, precisa abrir mão de alguns prazeres para depois colher outros muito maiores no futuro. Portanto, se você ganha X hoje e quer ganhar 3 vezes mais daqui a quatro anos, é preciso ser sábio e altamente disciplinado com suas atividades.

5. Use a tecnologia a seu favor

como conciliar estudo e trabalho

Atualmente, a tecnologia é uma excelente parceira para quem quer aumentar a produtividade e otimizar o tempo. Isso porque os inúmeros aplicativos existentes proporcionam o controle orçamentário, a devida organização dos afazeres, assim como, estratégias para você aumentar o foco nas ações.

Sendo assim, utilize todos os recursos a seu favor. Inclusive, é possível se consultar com professor no ambiente online, cursar algo por meio do EAD (ensino a distância) ou, até mesmo, fazer um trabalho em grupo com videoconferência.

Portanto, quanto mais integrado à tecnologia, melhores serão as suas possibilidades de conciliar estudo e trabalho.

6. Fique atento aos sinais do cansaço

Apesar de o esforço ser muito necessário, ninguém é um robô e, em certo momento, precisará dar uma renovada nas baterias. Aliás, até mesmo os robôs precisam de um upgrade vez ou outra, uma ajustadinha aqui, uma configuração ali etc.

Com isso em mente, observe os sinais do seu organismo de que está na hora de diminuir o ritmo. Pode ser uma sonolência fora do comum nas aulas ou no trânsito, nervosismo em momentos de descontração, ingestão de muito café ou energéticos, insônia, enfim, o seu corpo se comunicará.

Caso isso aconteça, busque rever as suas atitudes e veja em que pontos o excesso está falando mais alto. Pode ser na alimentação, no cigarro, na ingestão de bebidas alcoólicas, na preocupação excessiva com o clima no trabalho, na falta de horas de sono e lazer, entre outras razões.

Ao identificar, faça o movimento contrário e reveja os seus planos para que a sua produtividade não caia consideravelmente.

7. Reserve um tempo para você

Quem está querendo aprender como conciliar estudo e trabalho pode achar essa dica quase impossível, mas ela é extremamente importante nessa jornada.

Afinal, as pessoas que se cuidam conseguem produzir mais e melhor. Dessa maneira, não deixe de sempre praticar uma atividade física, mesmo que seja aos finais de semana, cuide da sua alimentação priorizando frutas, verduras e legumes, além de fazer o que você gosta nas horas possíveis, como andar de bike, skate, patins, jogar dominó, jogos eletrônicos etc.

Distraia a mente para que ela fique focada em seus projetos. Assim, seguindo as nossas dicas, certamente você saberá como conciliar estudo e trabalho, tornando a sua vida mais produtiva e bem-sucedida. Acredite e não desista dos seus sonhos!

E você, gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida? Então deixe o seu comentário e participe da reflexão conosco!

Bolsas e FinanciamentosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.