como fazer um currículo como fazer um currículo

Como fazer um currículo impecável? Confira nossas dicas!

7 minutos para ler

Você já passou pela experiência desagradável de participar de uma seleção de vaga e perceber que seu currículo está longe de ser o ideal? Saiba que isso é comum, mas é possível utilizar técnicas de como fazer um currículo melhor.

De acordo com dados coletados pela empresa Catho, 30% dos recrutadores entrevistados afirmaram que descartam currículos ruins entre 6 a 10 segundos em média. Levando isso em consideração, fica evidente a necessidade de produzir algo que seja relevante para a empresa e, principalmente, o cargo.

Se pensa em conciliar estudo e trabalho, veja este artigo para compreender como é possível criar um currículo vencedor!

Afinal, como fazer um currículo campeão?

Ao pensar em como fazer um currículo, sempre ficam algumas dúvidas sobre os dados pessoais, o objetivo, as experiências profissionais, os cursos, entre outros elementos. Por isso, trouxemos algumas dicas abaixo para contribuir com o desenvolvimento de um bom currículo.

Mantenha o currículo bem estruturado

Assim como a construção de uma casa, o currículo deve ter uma estrutura prévia para que cada item faça sentido em relação ao todo. Por isso, cuide bem da formatação, do layout das informações, do posicionamento dos tópicos, da divisão clara dos aspectos abordados e utilize sempre uma página, pois o currículo é uma síntese da sua carreira, e não um documentário do canal Discovery.

Dê preferência para as experiências que tenham a ver com a vaga

Vamos imaginar que você esteja procurando uma vaga de estágio na área de fisioterapia, no entanto, em seu currículo tem informações ligadas ao segmento de vendas e marketing. Você há de convir que os objetivos não se casam muito bem, não é verdade? Sendo assim, foque apenas nas experiências profissionais e objetivos de vaga que tenham a ver com o seu propósito de carreira.

Apresente resultados obtidos na carreira

Os recrutadores costumam perguntar sobre o que você fez em outros trabalhos, principalmente se a sua função tem competências que interessam em relação ao perfil procurado na vaga. Tendo isso em vista, coloque dados sobre as principais situações com as quais lidava, as tarefas desempenhadas, os tipos de ações tomadas para solucionar determinados problemas e, consequentemente, os resultados obtidos.

Coloque qualificações extras

Hoje em dia, não basta apenas ser um universitário de sucesso sem apresentar conhecimentos que vão além do que foi aprendido na graduação, pois o mercado exige uma mão de obra cada vez mais qualificada. Pensando nisso, invista seu tempo na realização de cursos complementares e coloque isso no currículo para ressaltar que você é a melhor pessoa para o cargo.

Conexão empregoPowered by Rock Convert

Quais são os erros que você jamais deve cometer?

O currículo é como se fosse uma joia a ser lapidada, por isso, torna-se normal cometermos alguns deslizes no início por falta de experiência em configurar um arquivo do tipo. Veja abaixo alguns dos erros cruciais que você precisa evitar, se quiser a aprovação.

Digitação e gramática

Se deseja conseguir um emprego, especialmente em empresas sérias que prezam por selecionar colaboradores com um alto grau de competência, jamais cometa o erro de não prestar atenção na digitação ou escorregar nas regras básicas de português. Falhas assim fazem com que o seu currículo perca credibilidade e fique aquém do esperado.

Dados de contato não profissionais

Sabe aquele e-mail que você usava no ensino fundamental e o endereço não faz jus ao perfil que quer transparecer no recrutamento? Pois bem, saiba que é necessário dar prioridade para contatos realmente profissionais, a fim de mostrar uma imagem que gera confiabilidade, respeito e zelo pelo que deseja passar.

Falta de objetividade

O currículo não é um poema para florear de adjetivos e mostrar algo que, talvez, você não tenha condições de cumprir na prática. Tendo isso em vista, mostre total objetividade nos termos utilizados para não dar margem à dupla interpretação, além de evidenciar as suas metas profissionais e o que espera do seu futuro.

Foto inadequada

Tem muita gente que perde valiosas oportunidades por colocar algumas informações desnecessárias ou fora do padrão que um currículo exige. Acrescentar uma foto 3×4 à folha não é obrigatório, sendo que muitas agências nem ligam para esse detalhe, porém, caso seja requisitada a imagem, atente a importância de ela aparentar profissionalismo.

[Bônus] Como encantar na entrevista de emprego?

Tão importante quanto saber como fazer um currículo é indispensável identificar as melhores formas de se portar em uma entrevista. Tendo isso em vista preparamos um breve material como bônus para que você tenha ótimas dicas sobre assunto, a fim de se preparar melhor e ter um bom desempenho.

Pesquise informações sobre a empresa

Passar em uma entrevista requer não apenas uma experiência acadêmica, mas um bom planejamento estratégico para ter argumentos relevantes e evitar gafes ao dialogar no processo seletivo. Sendo assim, demonstre que você se interessa pelo progresso da empresa, isto é, busque todas as informações possíveis sobre o ramo de atuação, política de remuneração, plano de carreira etc.

Cuide da aparência

A vestimenta é um dos quesitos que mais elimina candidatos nos processos seletivos, afinal, pela inexperiência de concorrer a uma vaga de emprego, muitos vão à entrevista como se estivessem a caminho de um encontro de amigos. O ideal é se vestir de acordo com o perfil do contratante, cuidar da higiene corporal e bucal, além de ter uma boa noite de sono para não aparentar cansaço.

Fique de olho na linguagem corporal

O cruzar de braços, o movimento insistente do pé, os desvios de olhar, a postura curvada e demais aspectos de linguagem corporal podem indicar que está perdendo pontos consideráveis durante o diálogo. Lembre-se de treinar sua postura para passar segurança na voz, sendo que as expressões faciais podem ajudar a entender o que os recrutadores estão achando de tudo o que foi dito.

Tenha foco em todos os processos

Da mesma maneira que você precisa ficar em um nível de concentração alto para ter um bom desempenho em uma prova de vestibular, a entrevista é um processo que exige foco se quiser ficar à frente da sua concorrência. Portanto, ouça atentamente as instruções das etapas, pergunte o que não entendeu e faça as tarefas com afinco.

Por fim, vale ressaltar que ao se perguntar como fazer um currículo, lembre-se de colocar dados que correspondam à verdade, afinal, ninguém quer passar pelo embaraço de entrar em contradição por informações errôneas ou inverídicas.

Se você achou que o texto esclareceu as suas dúvidas e quer ficar por dentro de outros assuntos que postamos diariamente, então, aproveite e siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Consultoria de carreiraPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.