Você não faz a mínima ideia de como se manter motivado e tem passado por verdadeiros apuros na hora de estudar? Relaxa! Conhecemos bem o que você passa e saiba que existem muitas soluções para o seu caso.
A princípio, compreenda que há dois tipos de motivação: a extrínseca, que surge a partir das ações externas no meio que convive, e a intrínseca, inerente as suas próprias atitudes. Impulsionar a motivação é importantíssimo para alcançar as metas, fazer um bom planejamento de carreira, encarar sem medo os obstáculos etc.
A seguir, você terá 7 dicas imprescindíveis de como se manter motivado e não deixar a peteca cair, de modo que os estudos estejam organizados e em dia. Confira!
1. Estabeleça metas consistentes
Se você acredita que traçar um objetivo é algo do tipo “quero passar em uma prova”, então é melhor rever alguns conceitos, pois as metas vão muito além disso, afinal, elas precisam ser específicas, possíveis de medir e seguir uma linha temporal. Desde que sejam relevantes, atingíveis e estejam dentro das suas finanças pessoais, você pode estipular quaisquer metas em sua vida acadêmica.
As metas de estudo, por exemplo, são excelentes gatilhos para você focar melhor e ter a motivação que almeja, isto é, determine que vai ler x páginas à tarde, resolver y exercícios em seis horas, acompanhar duas videoaulas por dia e assim por diante. Pensando nos objetivos a médio e longo prazo, liste o que precisa fazer por trimestre em vez de metas anuais, porque isso ajudará a acompanhar melhor sua evolução.
2. Defina os afazeres do dia seguinte
Provavelmente, por mais que tenha ânimo, todos os dias você fica em dúvida do que deve fazer primeiro e acaba procrastinando por conta disso, não é mesmo? Pois bem, para conquistar oportunidades no mercado de trabalho, a organização é um dos fatores mais cobrados, por isso, nada melhor que exercitar essa habilidade o quanto antes para acostumar seu cérebro.
Sendo assim, antes de você repousar, faça um breve checklist de como será o seu dia seguinte, dando prioridade para cinco a seis tarefas fundamentais, ou seja, que tenham ligação com o seu propósito de carreira. Você não precisa necessariamente ser uma pessoa multitarefa, mas criar um senso lógico do que precisa realizar e como fará isso, torna o seu dia mais prazeroso e verá que ainda terá tempo para se divertir.
3. Afaste o que atrapalha seu desempenho
Imagine o seguinte cenário: almoço de família e os seus tios questionando a profissão que escolheu ou a faculdade que se inscreveu. Convenhamos que é algo que deixa qualquer um com estresse, certo? Só que você não pode se abalar por essas situações, afinal, muitas pessoas negativas não têm a coragem de correr atrás dos próprios objetivos e se alegram em desanimar os outros.
Considerando que você sabe bem o que quer, afaste qualquer pensamento negativo e foque nos seus propósitos de vida, pois as outras pessoas não conhecem as suas necessidades e ambições. Além disso, se o seu estudo está tedioso, modifique a forma de lidar com ele, investindo seu tempo em criar analogias para assimilar melhor o conteúdo, além de ignorar as redes sociais para não se desfocar tanto.
4. Evite focar nas dificuldades
Quem foca muito nas preocupações e alimenta o sentimento de medo, inevitavelmente acaba assumindo uma característica de fugir ou paralisar diante das dificuldades, o que pode prejudicar demais a sua carreira. Se quer saber como se manter motivado, jamais se esqueça de avaliar qual é o problema, a causa dele, as possíveis soluções e, obviamente, a melhor solução entre as possíveis.
Não adianta você começar a faculdade em fevereiro e já se desesperar pelas provas do fim de semestre, pois existe um longo percurso antes disso e é preciso viver cada dia de uma vez. Reconheça suas limitações e trabalhe incessantemente para mudá-las, no intuito de fortalecer a sua resistência e criar uma espécie de “armadura” contra as adversidades.
5. Faça uma lista de aprendizados e agradeça
O dia se encerrou e você só pensa apenas em capotar depois de estabelecer suas tarefas do dia seguinte? Calma! Tem outro fator preponderante que pode representar um ganho imenso de motivação: crie o hábito de agradecer. Anote todos os aprendizados que teve durante o dia, até como uma forma de resumo e agradeça as suas conquistas, por mais simples que sejam.
O ato singelo de agradecer a si por ter realizado as tarefas pode livrar você de emoções tóxicas, compreender suas dificuldades, construir novas metas, proporcionar calma, entre outros aspectos relevantes. Além disso, coloque em prática o que aprendeu e passe adiante seus conhecimentos, pois é uma maneira inteligente de absorver os conteúdos e ajudar outras pessoas.
6. Programe recompensas pelas suas vitórias
Esqueça essa ideia de que fazer faculdade é agir como um robô cheio de afazeres e sem o direito de ter momentos de lazer, pois, com o devido planejamento, é possível conciliar as tarefas e se divertir muito. Colocar recompensas pelo seu esforço é algo que potencializa a sua competitividade, abrindo caminho para conquistar novas vitórias, pois o cérebro entende que há um estímulo positivo em seguida.
Você pode, por exemplo, colocar uma bateria de estudos por três horas na sua lista de tarefas e, ao concluir suas obrigações, deliciar-se com suas séries favoritas ou curtir aquele cinema que tanto queria. Ter momentos para se divertir é algo fundamental para aliviar a tensão e equilibrar as energias, afinal, ninguém é de ferro.
7. Cuide bem da sua saúde
As mães e avós sempre nos prepararam para termos motivação e nem percebíamos, porque frases como “leva um casaquinho”, “come tudo”, “não esquece o guarda-chuva” e “dorme bem” são essenciais para os estudantes se cuidarem. Jamais negligencie sua saúde, porque não adianta nada você se desgastar além dos seus limites e não ter forças para aproveitar a vida depois, não é verdade?
Busque fazer meditação, foque em técnicas de relaxamento e tenha uma boa noite de sono, tendo em vista que relaxar a mente pode auxiliar o seu cérebro a funcionar melhor, além de evitar dores de cabeça, estresse, problemas no coração etc. Preste atenção nos alimentos que consome e se hidrate constantemente, tomando cuidado para não se empanturrar demais e ficar com preguiça na hora do estudo.
Para concluirmos, veja que a resposta de como se manter motivado está dentro de você, pois, por meio do autoconhecimento, é possível criar estratégias que sirvam para impulsionar suas conquistas e afastar qualquer sinal de negatividade.
Gostou destas dicas que trouxemos e quer conhecer outros conteúdos? Então siga as nossas páginas oficiais no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn!