descobrir talentos descobrir talentos

Como descobrir seus talentos profissionais? Saiba neste artigo!

6 minutos para ler

Fora definir o curso e identificar com qual área se deseja trabalhar, um dos maiores desafios daqueles que começam uma graduação é descobrir talentos profissionais que podem ajudar a construir e impulsionar a carreira deles desde o início — o que não é à toa.

Isso porque a faculdade não é marcada somente pelos estudos e a vivência acadêmica, mas também pelo primeiro contato com o mercado de trabalho por meio dos estágios.

Por isso, existe o interesse em se destacar e chamar a atenção dos recrutadores quanto antes para ter um currículo mais competitivo e mais oportunidades para ganhar experiência. Por essa razão, reunimos alguns passos que o ajudarão nesse processo de autoconhecimento. Acompanhe os tópicos e saiba mais!

Faça um levantamento sobre quem você é

descobrir talentos

Para descobrir talentos é importante, antes de qualquer coisa, entender a si mesmo. Por isso, faça um levantamento sobre quem você é. Ou seja, como é a sua personalidade, as coisas que você gosta de fazer, aquilo que ama e o anima, as causas sociais que despertam seu interesse, as matérias com as quais têm mais afinidade, os cursos livres que realiza e, até mesmo, as influências que teve ao longo da vida.

Além disso, se questione a respeito das habilidades que são notoriamente buscadas no mercado de trabalho e que você consegue identificar em si. Por exemplo:

  • Consigo trabalhar bem quando estou em equipe?
  • Sou capaz de me comunicar de forma clara e objetiva?
  • Lido bem com questões virtuais e novos aparatos tecnológicos?
  • Consigo gerenciar meu tempo e ser produtivo, mesmo trabalhando em diferentes projetos?
  • Tenho o perfil criativo e apto a lidar com tarefas que exijam soluções diferentes e inovadoras?
  • Sou proativo e disposto a cumprir com as minhas atividades dentro do prazo estabelecido para elas?

Analise seus pontos fortes e fracos de acordo com a carreira desejada

descobrir talentos

Outro passo necessário é analisar quais são os seus pontos fortes e fracos de acordo com a carreira que deseja ter, para saber se você está no caminho certo ou não de acordo com o perfil dessa área. Não entendeu como isso pode ser feito? Calma, a gente explica melhor.

Por exemplo, os profissionais do Direito são conhecidos pela oratória refinada, o domínio da gramática, o interesse pela escrita, o forte autocontrole emocional (mesmo em situações de tensão e estresse) e o bom relacionamento interpessoal.

Já os profissionais de Arquitetura e Urbanismo, por outro lado, são marcados pela afinidade com programas de manipulação 3D, o interesse pelo desenho artístico e técnico, capacidade para trabalhar em equipe, bom raciocínio abstrato, facilidade com equações matemáticas, compreensão sobre patrimônio histórico e cultural e por aí vai.

Ao levantar as características da profissão escolhida, você vai conferir quais delas já tem e, inclusive, domina — que são seus pontos fortes — e quais não tem, precisando desenvolvê-las — os seus pontos fracos. Essa tarefa lhe ajudará a enxergar o seu futuro profissional a longo prazo e a adotar medidas que aperfeiçoem o seu perfil e o ajudem a adquirir novas competências.

Consultoria de carreiraPowered by Rock Convert

Peça pela avaliação de terceiros

Uma terceira forma de descobrir talentos profissionais é pedir pela avaliação de terceiros. Afinal de contas, ao analisar a si mesmo é bem provável que você não considere interessante determinada característica ou não dê a devida importância a uma habilidade que tem, embora outras pessoas sim.

É a chamada cegueira intencional que ocorre quando uma pessoa, consciente ou inconscientemente, ignora ou não reconhece fatos relevantes sobre si e as coisas que faz.

Portanto, converse com amigos, colegas de sala, professores, familiares e afins para que eles apontem os seus diferenciais, as suas qualidades que eles admiram, coisas nas quais você se destaca, problemas que você superou de um jeito único e aspectos marcantes da sua conduta social.

Lembrando que nesses bate-papos é necessário tomar nota do que é dito para, futuramente, comparar com aquilo que foi indicado nos dois passos anteriores. A partir daí, é possível checar quais aspectos aparecem nas duas avaliações (pessoal e de terceiros) e quais traços da sua personalidade se sobressaem mais aos olhos de quem está ao seu redor.

Você pode não só se surpreender com o resultado, como aprender muito sobre habilidades, competências e talentos que são bem-vistos em ambientes casuais, profissionais e/ou acadêmicos e podem fazê-lo ganhar notoriedade onde quer que esteja.

Conte com orientação profissional

descobrir talentos

Por fim, caso ainda haja dúvidas e o processo de descobrir talentos se torne mais difícil do que o esperado, não tenha problema em admitir isso. Tenha em mente que muitas pessoas encontram dificuldades em se autoconhecer de forma clara, examinar a própria trajetória e definir quais metas quer alcançar no futuro — e isso é normal. É por isso que contar com orientação profissional de um psicólogo nessa situação faz toda a diferença.

Isso porque, por meio de sessões com entrevistas, avaliações clínicas, dinâmicas de aptidões e testes de habilidades, ele o auxilia a compreender de maneira autoconsciente quais são seus interesses pessoais, os objetivos que tem, as características que definem sua conduta e, é claro, os talentos e vocações que você carrega.

Mas não acaba aí, pois essas consultas também o ajudam a lidar com o seu emocional para encarar a vida pessoal e profissional. Além disso, permitem que você elimine maus hábitos que atrapalham a sua evolução e trace perspectivas mais claras sobre os caminhos que deseja trilhar na sua carreira e como trabalhar com o que gosta.

Ao longo do texto, foram apresentados alguns passos importantes não só para você descobrir talentos, mas para conhecer mais sobre si mesmo e os diferenciais que tem e podem fazê-lo bem-sucedido no mercado de trabalho.

Por isso, nada de se afobar nesse processo de autodescoberta. Ao contrário, siga cada um deles, converse com as pessoas próximas de você, procure ajuda profissional e, por fim, utilize os resultados ao seu favor.

Gostou das nossas sugestões? Então nos siga no Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn para conferir mais conteúdos especiais sobre o período do vestibular, a escolha da graduação e pós-graduação e os desafios da carreira!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.