entrevista de estágio entrevista de estágio

Impressione os recrutadores com 13 dicas para entrevista de estágio!

6 minutos para ler

Está no começo da graduação e apareceu aquela vaga de estágio perfeita para você ter certeza se está no caminho certo? Muitas pessoas não sabem muito bem como agir na entrevista de estágio, o que pode mudar com algumas atitudes básicas e fáceis de praticar.

O estágio é uma oportunidade de adquirir experiência profissional ainda durante a graduação, é o momento de ver na prática aquilo que é abordado teoricamente na sala de aula. Assim como em uma entrevista de emprego, as de estágio exigem de você alguns conhecimentos, além de ser muito valioso ter um currículo com certificados, interesses e projetos.

O seu interesse pela vaga é o primeiro gesto que você precisa demonstrar aos recrutadores. Eles querem candidatos realmente empolgados com a chance de trabalharem na empresa e buscam por colaboradores dinâmicos e ativos, que se esforçam para obter sucesso na graduação e na vida profissional.

Para ajudar você a se sair bem em sua entrevista de estágio, separamos algumas dicas infalíveis. Confira!

1. Informe-se sobre a empresa

Mesmo antes de enviar o currículo procure saber mais sobre a empresa, pois, assim, você pode direcionar corretamente os seus objetivos e suas intenções ao se candidatar para a vaga. É comum os recrutadores questionarem o porquê da sua escolha por trabalhar lá e é nessa hora que você mostra que conhece o negócio e o método de trabalho deles.

2. Tenha cuidado com o vocabulário

entrevista de estágio

A naturalidade na hora de falar é essencial, porém, ela pode trazer algumas armadilhas, como as gírias e marcadores de oralidade não muito bem-vistos dependendo da sua função. Por exemplo, em uma que tenha contato com clientes não é legal uma pessoa que fica repetindo termos, como “tipo”, “né”, “então” etc.

3. Mostre vontade de aprender

O estágio é um momento de aprendizado, por isso, na entrevista não tenha problemas em dizer que não sabe alguma coisa — desde que não seja nada primordial na função para a qual se candidatou, é claro! Contudo, não deixe dúvidas quanto a sua vontade de aprender e a sua disponibilidade para tarefas diversificadas.

4. Escolha o vestuário ideal para a situação

Nem sempre a roupa que usamos no dia a dia ou para ir à faculdade é a opção ideal para a entrevista de estágio. Porém, assim como a questão da naturalidade no vocabulário você não precisa exagerar no vestuário, ser formal demais ou de menos vai depender do tipo de vaga e de empresa, além disso, busque ser você mesmo.

5. Mantenha a postura

Nosso corpo acaba falando sobre nós, e nesses momentos é interessante manter a postura, evitar muitos gestos com as mãos e ficar balançando as pernas, isso pode ser interpretado como insegurança. Seja firme, sente-se corretamente, fale devagar e mantenha a respiração tranquila.

6. Fale sobre sua trajetória

entrevista de estágio

Em alguns casos, o estágio pode ser o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho. Nesse sentido, não há uma trajetória de práticas no meio profissional, mas isso não quer dizer que você não tenha o que falar. Esse é o momento de contar suas conquistas no ensino básico e na faculdade, falar de suas certificações, qualificações e habilidades.

7. Seja verdadeiro

A entrevista de emprego, com certeza, não é o momento, nem o lugar para, mesmo que para uma mentirinha inocente, muito menos para você criar uma imagem de uma pessoa que você não é. Por isso, seja verdadeiro, como propomos quanto ao palavreado usado e ao vestuário, essa é a hora certa para ser você mesmo.

8. Cuide das suas redes sociais

Outro lugar onde o seu “eu” verdadeiro deve ser transparecido é nas suas redes sociais, por isso, tenha muito cuidado com o que você posta. Os recrutadores provavelmente vão dar uma olhada no que você publica por lá. Ah! Não esqueça de deixar o seu LinkedIn atualizado, pois essa é a rede em que profissionais de todas as áreas buscam por colaboradores e empregos.

9. Demonstre interesse pela vaga

entrevista de estágio

Não adianta se candidatar para uma vaga só porque ela está disponível ou, porque você quer começar logo a ganhar dinheiro e experiência. Você vai precisar demonstrar interesse e essa vontade de trabalhar nessa organização, função e período deve ser real.

10. Tome iniciativa

O recrutador está na sua frente para ouvir você. Sempre que tiver a oportunidade puxe um assunto que mostre algo que ele ainda não perguntou e que você acredita ser importante para que você seja o escolhido por ele. Observe tudo ao seu redor e use isso a seu favor.

11. Seja claro e objetivo

Em tudo que envolve uma entrevista de estágio você precisa ser objetivo, assim, consequentemente, suas ações ficaram claras para o entrevistador. Não fique enrolando ou utilizando da retórica para isso, ficar respondendo perguntas com outras ou deixar o recrutador em dúvida quanto às suas afirmações são um risco que não se corre quando se é claro e objetivo.

12. Apresente argumentos sensatos

Uma pergunta respondida de maneira rasa, sem demonstrar conhecimentos básicos sobre o assunto levantado é uma resposta sem argumentos. Os recrutadores estão de olho em pessoas questionadoras, que querem entender mais sobre o assunto e que não deixam os questionamentos em aberto.

13. Mantenha a coerência

Alguns dos pontos levantados são fáceis de se adaptar e seguir, enquanto outros são mais complexos. Entre os difíceis está o uso de argumentos, porque você precisa ser coerente no todo, ou seja, na imagem que quer passar. Não adianta vestir um terno e falar “tipo” em cada frase.

Quando devo procurar por um estágio?

Alguns cursos exigem o estágio no final da graduação, como critério específico em suas grades curriculares, contudo, nada impede que você já tenha esse tipo de experiência antes da obrigatoriedade. Reforçando que tanto nos primeiros quanto nos últimos períodos da faculdade, estagiar e estudar exige muito planejamento e organização por parte do estudante.

Em alguns casos, o estagiário pode ser contratado pela empresa ou receber indicações para empregos depois de demonstrar apto às funções do cargo. Sendo assim, a entrevista de estágio, apesar de parecer um pouco complicada, causando insegurança em muitos candidatos, é uma das melhores chances de reduzir o caminho para quem sonha com uma carreira de sucesso.

Gostou das nossas dicas? Que tal compartilhar com seus amigos em suas redes sociais e deixar eles por dentro de tudo que é essencial na hora de conseguir um estágio?

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.