faculdade e estágio faculdade e estágio

Faculdade e estágio: aprenda na prática como conciliar os dois!

6 minutos para ler

Quem entra na faculdade logo começa a projetar o futuro. Além de dedicar-se aos estudos, uma excelente iniciativa é procurar oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, faculdade e estágio são como irmãs siamesas, ou seja, os alunos que conseguem conciliar os dois já saem na frente da concorrência.

De olho em seu sucesso profissional, elaboramos este post com dicas imperdíveis sobre organização pessoal com foco na conciliação do tempo. Afinal, como diz o ditado popular, quem dorme sonha e quem trabalha realiza. Confira!

A importância do estágio

O estágio é o primeiro contato do universitário com o mercado de trabalho e faz uma ponte entre a teoria e a prática. Trata-se de um momento importantíssimo na formação e que abre inúmeras oportunidades. Inclusive, muitos estagiários conseguem a efetivação antes mesmo de concluírem a graduação.

No estágio, o aluno começa a ter mais responsabilidades, aprende a rotina da profissão escolhida, faz networking e ainda ganha uma ajuda de custo para suas despesas pessoais. Aliás, existem empresas que concedem vários benefícios aos estagiários, como vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde e plano odontológico, por exemplo. Dessa maneira, o estudante tem um estímulo a mais para avançar na profissão.

Além disso, a importância do estágio também está no processo de aprendizagem. Isso porque, ao vivenciar a realidade do mercado de trabalho, o aluno conseguirá assimilar com mais rapidez os conceitos aprendidos em sala de aula ou nos laboratórios da faculdade.

Portanto, o estágio é uma experiência que deve ser priorizada e precisa receber dedicação e esforço do estudante, que deverá manter uma organização pessoal para não se perder nos horários, como veremos a seguir.

Conexão empregoPowered by Rock Convert

Concilie faculdade e estágio com nossas dicas

Apesar das inúmeras vantagens, muitos universitários enfrentam dificuldades no momento de conciliar a faculdade e estágio. Nessa hora, é preciso agir com maturidade, fazendo as melhores escolhas.

Afinal, as conquistas não caem do céu e necessitam de vários esforços para se tornarem realidade. E você, sabe como se organizar dentro do tempo disponível em cada dia? É o que vamos mostrar agora por meio de sete dicas. Continue com a gente!

1. Planeje as atividades diárias

faculdade e estágio

Quantas horas você precisa dormir para se sentir disposto e produtivo? Quanto tempo você deve cumprir no estágio? Qual é o horário da sua faculdade e quanto você deve reservar para os estudos?

Essas são perguntas imprescindíveis para você planejar as atividades diárias. Por isso, a nossa dica é que você tenha uma agenda, um planner ou um aplicativo no celular com uma planilha dos afazeres.

Assim, ficará mais fácil seguir adequadamente o planejamento. Lembre-se também de reservar um tempo para atividades físicas, lúdicas e de lazer. Afinal, ninguém é de ferro! Claro, tudo com sabedoria.

2. Evite a procrastinação

Sabe aquela velha prática de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje? Pois você deve eliminá-la se quiser conciliar faculdade e estágio.

Isso porque a procrastinação é uma grande inimiga que pode transformar a sua rotina em um verdadeiro inferno, chegando a uma situação de estafa. Portanto, por menor que seja uma atividade, faça.

Seja trabalho, leitura, reunião com os colegas sobre determinado projeto, exercícios ou compromissos do estágio. Assim, certamente você fará com que o tempo trabalhe ao seu favor!

3. Alinhe os horários com o seu supervisor

Todo estagiário tem um supervisor, líder ou gestor. Caso você esteja com alguma dificuldade no horário, converse com ele. Certamente, você será compreendido.

Ao chegar a um consenso, a rotina vai ficar mais leve e sem grandes preocupações que possam afetar a sua saúde emocional e até física.

Afinal, o estágio é um momento de aprendizado e também de conciliações que visem o bem-estar de ambas as partes do processo.

4. Planeje os estudos

Quem faz faculdade e estágio precisa abrir mão de alguns prazeres que são comuns na vida dos universitários. Entre eles, pode estar uma uma balada no fim de semana ou em uma quinta-feira, por exemplo.

Isso porque esse momento de descontração pode ser exatamente o que você vai precisar para colocar em dia os estudos da semana. Portanto, faça um planejamento dos estudos impecável.

Evite também acumular matérias e reserve uma hora do dia para estudar aquele assunto que esteja trazendo mais dúvidas.

5. Tenha disciplina

faculdade e estágio

A disciplina é a viga mestra de todas as nossas dicas. Sem ela, você pode ter sérios problemas na organização pessoal, podendo inclusive sofrer com o estresse. Se, pelo contrário, conseguir colocar o planejamento em prática, fica mais livre, pois consegue realizar todos os compromissos com mais tranquilidade. Portanto, seja disciplinado e tenha a consciência de que o esforço de hoje será amplamente recompensado amanhã.

6. Respeite os seus limites

Muita gente se empolga tanto com a faculdade e estágio que acaba se esquecendo da própria saúde. Muitos acabam comendo mal, dormindo pouco e deixando de lado os hobbys que tanto amavam.

A consequência pode ser drástica, como problemas de ansiedade, irritabilidade, entre outros. Por isso, a dica é você buscar o autoconhecimento e ver se está caminhando no ritmo do seu corpo.

Caso sinta que algo está fora dos trilhos, dê uma pausa, faça uma reflexão e veja em que pontos é possível melhorar, sempre de olho em sua saúde física e emocional.

7. Invista em sua saúde

faculdade e estágio

Mesmo que a sua rotina esteja super ocupada, sempre há um tempinho para investir na saúde. Você pode levar frutas e barras de cereais à faculdade ao contrário de comer salgados pouco saudáveis.

Procure fazer uma atividade física pelo menos três vezes por semana. Pode ser uma caminhada, uma corrida, musculação ou uma volta de bicicleta. O importante é não se descuidar!

Seguindo as nossas dicas, certamente você vai se sair muito bem na conciliação do tempo entre faculdade e estágio.

É importante também contar com uma instituição que dê apoio nesse sentido, como acontece na Unifeob.

Aqui, os alunos são devidamente orientados e conseguem explorar as melhores experiências nesse processo que envolve faculdade e estágio, sendo um grande diferencial na obtenção do sucesso pessoal e profissional.

E você, gostou do nosso post? Quer sempre receber artigos interessantes? Então assine agora mesmo a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.