música para foco música para foco

Gosto de tudo um pouco. Como vou escolher um curso?

2 minutos para ler

Essa é uma dúvida que fica na cabeça da maioria dos estudantes que estão prestes a começar uma graduação. “Como saber qual profissão quero exercer pelos próximos anos da minha vida?”

O ideal é colocar na balança quais são as preferências que chamam mais sua atenção e quais as áreas do conhecimento que você mais se identifica. Pensar em algo que você se destaca e tem paixão desde criança. Uma dica é pensar nas disciplinas do ensino médio. Você é do time que gosta de Física ou tem mais interesse nas aulas de História? Gostava do laboratório de Ciências ou das atividades das aulas de Educação Física? A partir das respostas, você consegue ter um conhecimento do seu perfil pessoal, se é humanas, exatas ou biológicas.

Vida Profissional

Conhecer o cotidiano do profissional e quais atividades ele exerce também é uma boa ideia para te ajudar a decidir. Coloque no papel os prós e contras. Converse com pessoas que já atuam na área e também estudantes que já estão na faculdade. Eles saberão informar os detalhes sobre as aulas, oportunidades de estágio e quais os conteúdos das disciplinas.

Mercado de Trabalho

Pesquisar sobre as tendências de mercado é um fator importante na hora de escolher a profissão, principalmente na região que você pretende atuar. Qual a posição da área que você escolheu? O quanto a profissão está em alta? Se você já tem uma graduação em mente, busque na internet quais as perspectivas para o segmento profissional que você pretende escolher, qual a faixa salarial, quais são as habilidades mais requisitadas na área e qual é a demanda por profissionais.

Teste Vocacional

O teste vocacional também pode contribuir na escolha da futura graduação. Ele é feito por meio de uma ferramenta que identifica suas características e preferências, com essas informações são indicadas áreas de trabalho para as quais você tem aptidão e em quais poderia se sentir mais realizado (a). 

Clique aqui para realizar o teste vocacional da Unifeob
e descobrir quais suas preferências. 

Lembrando que o teste é apenas uma ferramenta para auxiliar no seu perfil profissional,  apesar dos resultados, a escolha é sempre pessoal.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.