mercado de estética mercado de estética

Mercado de estética: como se preparar para atuar nessa área?

6 minutos para ler

Segundo o último panorama da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado de estética movimentou mais de 14 bilhões de reais em 2018, contribuindo muito com a economia do país.

Analisando essa informação a fundo, podemos levar em consideração o aumento gradativo desse mercado em relação às outras áreas, de modo que tem atraído diversos investidores e pessoas que querem fazer a graduação em estética e cosmética.

Se você quer trabalhar na sua área de interesse e acha que a estética é o seu mundo, então dá uma olhada neste artigo e saiba como é esse mercado. Confira!

Quais são as tendências do mercado de estética?

Uma das coisas que todo universitário de sucesso precisa se informar quando ingressa em um determinado curso é saber como está o mercado e, principalmente, as tendências que guiarão os profissionais para os próximos anos. Como a população vê a necessidade de demonstrar a vaidade e cuidar da saúde, o mercado de estética está em um período efervescente de novidades.

A tecnologia favorece os empreendedores na área, levando em conta, por exemplo, que muitos produtos estão com roupagem nova, não apenas no que se trata da embalagem, mas da composição em si, atendendo as recomendações de baixo impacto ambiental. A análise de dados e a inteligência artificial também são fatores importantes, usados para ganhar a confiança do público e destinar o item certo a cada consumidor.

Quanto maior a personalização dos serviços, consequentemente, maior será a chance de o consumidor se apegar à marca e divulgá-la para outras pessoas. Esse mercado conta também com produtos de gênero neutro, apps que servem como provadores virtuais e produtos com características de alimentos, algo que faz muito sucesso entre as pessoas que buscam de tudo para cuidar dos cabelos, por exemplo.

Quais são as áreas que um profissional de estética e cosmética pode atuar?

Por ser um mercado relativamente amplo, as possibilidades de fazer o primeiro estágio são enormes, sendo possível transitar entre nichos de beleza, bem-estar, saúde e imagem pessoal. A seguir, veja quais são as áreas que mais chamam a atenção dos profissionais que investem em estética e cosmética.

Academias

mercado de estética

Assim como um estudante de educação física encontra um oásis de oportunidades nas academias, os profissionais de estética também podem fincar suas raízes nesse ambiente. Por conta da bateria de exercícios a qual os alunos da academia são submetidos muitas vezes, as massagens e os procedimentos de drenagem linfática são muito procurados.

SPAs

Um dos paraísos para as pessoas que querem aliviar o estresse do dia a dia e se entregarem ao relaxamento, os SPAs costumam ter muitas ofertas de empregos para os formandos em estética. Por lá é possível exercer diversas funções, tais como hidratação, limpeza de pele, tratamentos para prevenir o envelhecimento precoce e a boa e velha massagem modeladora.

Consultórios médicos

Quem escolhe o mercado de estética também pode atuar ao lado de profissionais de outras áreas da medicina, de modo que ajam em conjunto para benefício dos pacientes. Esse profissional pode ajudar o(a) médico(a) responsável durante procedimentos estéticos como lifting e botox, além, é claro, de cuidar de intervenções pré e pós-cirúrgicas.

Salões de beleza

mercado de estética

Nos salões de beleza é que você pode se esbaldar em termos de possibilidades de trabalho, isso porque as oportunidades são gigantescas em diversos setores, desde o pequeno estabelecimento até grandes companhias. É possível atuar com maquiagem profissional, micropigmentação, depilação, terapia capilar e demais alternativas que rendem um bom dinheiro.

Consultoria

Além das opções acima, as pessoas que visam o mercado de estética podem atuar como empreendedores e consultores de outras empresas, de modo que orientem sobre as melhores técnicas e procedimentos. É possível prestar atendimento a uma indústria, por exemplo, e contribuir com o desenvolvimento de uma nova marca ou produto, inclusive, você pode também trabalhar como representante comercial de cosméticos.

Como se preparar para atender à demanda?

mercado de estética

Por mais que você tenha a vocação de cuidar de outras pessoas e ache que pode dar conta das demandas, fazer faculdade é uma das melhores formas para compreender melhor sobre os assuntos aos quais terá contato no dia a dia. Não adianta apenas utilizar a inspiração e não estudar para isso, afinal, é um cargo de muita responsabilidade.

Os esteticistas precisam sempre se atualizar em relação aos procedimentos, até porque, assim como acontece na moda, esse é um mercado que muda constantemente e oferece novidades para profissionais e consumidores. Participar de eventos específicos da área também é uma forma de angariar novos conhecimentos e fazer um networking qualificado, de maneira que consiga desempenhar o seu papel da melhor maneira.

É importante salientarmos que os profissionais dessa área devem ponderar o que é melhor para cada cliente, especialmente em serviços de visagismo, que têm como propósito harmonizar a estética facial como um todo. Conversar com os professores durante o curso e profissionais experientes do mercado também é uma maneira de entender os vários processos da área e aprender a como lidar com as dificuldades rotineiras.

Como é o curso de Estética e Cosmética da UNIFEOB?

Caso a profissão tenha despertado o seu interesse, saiba que é de suma importância contar com o auxílio de uma instituição que seja referência no assunto, afinal, você não quer se formar sendo um profissional ruim, não é mesmo? Pensando nisso, a UNIFEOB (Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos), que tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), torna-se uma boa opção.

O curso de Estética e Cosmética oferecido pelo centro universitário é um dos mais preparados do país, não só por ser uma graduação específica, mas pelo diferencial de um corpo docente especializado. Você verá que é um investimento que vale a pena, levando em conta o aprendizado que terá nos dois anos de curso e a diversidade de temas da matriz curricular.

Se o mercado de estética é a sua vocação profissional, então faça o possível para se aprimorar na área, visando não apenas o seu crescimento, mas a prestação de um serviço de qualidade e que atraia clientes fiéis ao longo do tempo.

Caso esse assunto tenha despertado sua atenção e queira saber mais dos nossos conteúdos, então não perca a chance e se inscreva em nossa newsletter agora mesmo!

VestibularPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.