o que é carreira em y o que é carreira em y

Você sabe o que é carreira em Y? Descubra agora!

6 minutos para ler

O tempo passa e vai chegando aquele momento complicado da vida em que é preciso conciliar estudo e trabalho, não é verdade? No entanto, sabia que uma carreira em Y pode agregar as duas coisas e tornar sua trajetória profissional ainda melhor?

Muitas empresas estão incentivando seus colaboradores a realizarem uma graduação, um curso técnico, uma especialização e, até mesmo, certificações fornecidas pela própria instituição. Essa corrida do conhecimento é uma estratégia formidável para motivar as pessoas e fazerem com que o trabalho tenha progressos.

Neste artigo, você entenderá um pouco melhor sobre o que é carreira em Y, suas características, benefícios e como se relaciona com o estudo. Confira!

Afinal, o que é carreira em Y?

Com a evolução da forma de trabalho, das competências dos colaboradores e novos modos de motivação estruturados pelos gestores, a carreira em Y tomou seu lugar e se tornou uma grande tendência em diversos modelos de negócio.

Nem todos os profissionais conseguiam se encaixar no padrão engessado de analistas, gerentes e diretores e o mercado ansiava por algo que trouxesse disrupção ao modo tradicional.

A carreira em Y consiste em apresentar um modelo alternativo de crescimento na profissão, visando principalmente os colaboradores que têm um perfil maravilhoso para ascender na empresa, mas que carecem aprimorar a liderança.

A letra Y é uma forma de representar dois caminhos aos quais os trabalhadores podem seguir, sendo o primeiro a respeito da gestão e o segundo voltado a uma especialidade.

O princípio é sempre linear, mas em um determinado momento crítico da carreira, há a escolha entre o caminho que pretende seguir, visando seu aprimoramento intelectual e a valorização dos gestores.

Todavia, cabe às empresas oferecerem benefícios igualitários tanto aos profissionais que optam por uma vertente generalista quanto àqueles que preferem dominar um assunto específico.

Quais são as características marcantes da carreira em Y?

o que é carreira em y

Apesar de muitas pessoas associarem o termo carreira em Y com a geração Y, os dois não tem correlação direta, mas o perfil se assemelha bastante no que se refere à busca por novas oportunidades, valorização profissional, ganhos financeiros compatíveis etc.

A seguir, você verá as características fundamentais desse tipo de carreira e que podem nortear suas escolhas.

Inovação e desenvolvimento

No intuito de estar à frente no mercado e criar produtos e serviços diferenciados, as empresas necessitam de profissionais com conhecimentos técnicos, pois só por meio das competências do ativo intelectual da organização que se ganha da concorrência.

Quem está nos moldes de uma carreira em Y pode participar firmemente desse processo de mudança de paradigmas e ter respaldo para fomentar a cultura inovadora.

Habilidades de interação

Também chamadas de soft skills e hard skills, as habilidades de interação são fundamentais para as pessoas que desejam estar inseridas na carreira em Y, tendo em vista o planejamento estratégico individual e coletivo.

Competências como comunicação eficaz, pensamento criativo, empatia, resiliência, ética e proatividade são primordiais para alavancar a trajetória profissional e mostrar o seu valor.

Aplicação dos conhecimentos

Sabemos que o aprendizado deve ser contínuo, tendo em vista que as pessoas precisam se atualizar constantemente se quiserem pleitear novos desafios na carreira.

Por isso, os cargos considerados técnicos ganharam notoriedade, porque a aplicação do conhecimento específico exerce um potencial enorme no crescimento dos negócios, visando maximizar as receitas financeiras com cargos eficientes.

Quais são as principais vantagens de uma carreira em Y?

o que é carreira em y

Evidente que antes de embarcar nesse tipo de tendência e conseguir um emprego você deve avaliar se o cargo é realmente vantajoso e de que forma os seus interesses e objetivos estariam alinhados com o da empresa contratante. Para que você entenda melhor como esse tema pode representar um salto na profissão, veja abaixo os principais benefícios da carreira em Y.

Gera mais oportunidades

Sem sombra de dúvidas que as companhias voltadas para o modelo em Y são muito mais atrativas em matérias de empregabilidade, além de mostrarem uma imagem positiva para o mercado de maneira geral.

A forma de promoção ganha um upgrade e faz com que as pessoas se qualifiquem ao máximo, pois sabem que a empresa para a qual trabalham valoriza o esforço de cada um em subir na carreira.

Diminui os índices de rotatividade

Você há de convir que funcionário motivado não tem o porquê de apresentar atestado toda hora, faltar com frequência ou pedir para ser mandado embora, não é mesmo?

Uma carreira em Y faz com que as taxas de turnover diminuam drasticamente, ou seja, as pessoas se sentem parte da empresa e identificam que o conhecimento adquirido pode abrir portas jamais imaginadas antes.

Ajuda a aumentar a produtividade

Principalmente em uma empresa com o propósito da cultura da inovação, as carreiras em Y fazem com que os profissionais trabalhem com afinco em busca de alcançarem novos degraus na trajetória desenvolvida.

Aqueles que se tornam especialistas, por exemplo, costumam apresentar uma produtividade ainda mais relevante, demonstrando gestão de tempo, excelência no trabalho e visão crítica.

Desenvolve perfis qualificados

Com esse modelo implantado nas empresas, as chances são menores de ter pessoas se sentindo como um peixinho fora d’água em seus cargos, pois serão condicionadas a buscarem a formação certa para determinada função.

A carreira em Y está atrelada às principais competências requisitadas pelos gestores e permite que os colaboradores exercitem suas habilidades com maestria.

Qual é a relação entre a carreira em Y e a escolha de uma graduação?

o que é carreira em y

A escolha de uma boa graduação pode fazer a diferença na carreira, seja voltada para a gestão, seja voltada para o lado técnico.

Quanto mais você dispor de informações sobre determinada área, fica muito mais simples lidar com os desafios do dia a dia das empresas, o que se torna um diferencial competitivo que pode levar a sua vida profissional a um patamar incrível.

A necessidade de diversificação das organizações faz com que o mercado olhe com bons olhos para as pessoas que desejam uma ou mais graduações e busquem uma pós-graduação para aprimorar os conhecimentos, afinal, precisa-se cada vez mais de pessoas qualificadas para os cargos.

Ser um(a) universitário(a) de sucesso faz com que as oportunidades se multipliquem e a carreira tome um viés positivo.

Por fim, quando pensar sobre o que é carreira em Y e como segui-la, lembre-se de definir bem seus objetivos, ter um planejamento estratégico e buscar opções de cursos que façam a diferença na empresa que pretende ingressar, a fim de aproveitar melhor as oportunidades.

Já tinha ouvido falar desse assunto antes? Como está a sua procura pelo emprego dos sonhos? Deixe seu comentário no post para debatermos sobre o tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.