perfil profissional perfil profissional

Saiba como descobrir o seu perfil profissional

6 minutos para ler

Uma das grandes dificuldades dos jovens que estão a um passo da faculdade é saber, corretamente, qual é o perfil profissional que melhor se encaixa diante de suas personalidades. Além da pressão de familiares e da sociedade como um todo, existem ainda, as dúvidas internas que podem até mesmo influenciar em uma desistência após o início das aulas.

Para você acertar na escolha, começando cedo no seu projeto de carreira, vamos mostrar neste post algumas dicas bem úteis que o ajudarão a traçar os rumos que estejam alinhados com o seu jeito de ser. Afinal, nada melhor do que trabalhar com o que gosta, não é verdade?

Descubra o que é o perfil profissional

perfil profissional

Perfil remete a forma. Portanto, o perfil profissional nada mais é do que um traço da sua personalidade que se alinhe com determinadas profissões. De um modo geral, existem quatro tipos.

Comunicador

Faz parte das pessoas que gostam de falar, que se expressam bem e se destacam nas apresentações tanto quanto em atividades artísticas e culturais. Geralmente, o perfil comunicador está ligado com pessoas que gostam de disciplinas na área de Humanas, como História, Geografia, Artes e Português.

Os jovens comunicadores têm facilidade para persuadirem e, também, para se tornarem lideranças, transmitindo os diálogos de maneira clara e objetiva. São motivados e positivos.

Executor

São as pessoas com um grau de autoconfiança elevado. Os executores geralmente se transformam em empreendedores pelo fato de trazerem traços de liderança e postura dominante.

São altamente competitivos e defendem com unhas e dentes o que acreditam. Muitas vezes, podem apresentar personalidades autoritárias.

Analítico

perfil profissional

Trata-se de um perfil profissional de quem analisa tudo antes de tomar uma decisão. Em muitos casos, são jovens mais cautelosos e que colocam os prós e contras na balança antes de tomarem uma decisão.

Os analíticos são pessoas organizadas, conservadoras e que gostam de rotinas mais repetitivas. Conseguem se sair muito bem em atividades metódicas, como no dia a dia de escritórios ou de análises de dados.

Planejador

Esse perfil faz parte das pessoas mais introspectivas e que gostam das matérias de exatas, como matemática, física ou química. Muitas vezes, as profissões na área de tecnologia são ideais para os jovens que apresentam o perfil de planejadores.

A improvisação não é a praia do jovem com esse perfil, mas no campo da organização, a maioria se destaca, inclusive para lidar com pressões.

Veja a importância de traçar o seu perfil profissional

Somente por meio da análise do perfil profissional de cada jovem será possível indicar algumas profissões que melhor se adéquam a cada jeito de ser.

Para isso, uma boa dica é realizar um teste vocacional. Nele, os profissionais saberão quais os tipos, descritos acima, melhor se encaixam na personalidade de cada jovem, apontando algumas carreiras promissoras.

Dessa maneira, as chances de você escolher uma profissão que vai ser sua companheira por longos anos é muito maior. Assim, o sucesso profissional fica bem mais evidente, tendo em vista que não é somente o salário que traz felicidade.

Afinal, muita gente que ganha bem entra em depressão e acaba trocando de atividade. E um dos principais motivos é, justamente, não encontrar o sentido no que se faz, com o devido preenchimento das vontades e prazeres que cada ser humano traz em seu interior. Portanto, ao definir o seu perfil profissional, certamente haverá uma boa indicação sobre quais caminhos seguir.

No entanto, é preciso ir além do teste vocacional. Isso porque se trata de uma escolha muito delicada e que exige uma profunda análise sobre os seus gostos, estilo, convicções, ideologias, projetos de vida etc. Por isso, selecionamos outras atividades que podem auxiliar nesse processo em busca da escolha da profissão que te preencha em todos os sentidos. Confira!

Invista no autoconhecimento

Existem muitos jovens que escolhem uma profissão sem, ao menos, saber se gostam mais de matemática ou de português, se preferem atividades ao ar livre ou dentro de escritórios. São casos em que a frustração sempre acaba batendo a porta quando as aulas na faculdade começam.

Autoconhecimento é um olhar para dentro de si que revela quais são os pontos fortes e fracos de sua personalidade. Por exemplo, um jovem que sempre fica na média nas provas de português e que detesta escrever redações ou falar em público, dificilmente, conseguiria se sair bem em um curso de letras, pedagogia ou jornalismo.

Já quem é fã dos cálculos pode se transformar em um engenheiro ou cientista da computação bem-sucedido. Assim, observe a sua personalidade e faça uma autoanálise.

Vá além das disciplinas. Veja o que você gosta de fazer nos momentos de lazer, quais são os esportes prediletos, que tipo de conversa o atrai e que profissões te despertam interesse e admiração.

Dessa maneira, certamente você vai afunilar as profissões, ficando com poucas em seu rol de escolha.

Converse com amigos e familiares

perfil profissional

Conversar com amigos e familiares sobre os seus desejos é importante, mas é preciso ter cautela para não ser influenciado por pressões. Afinal, têm muitos pais que sonham em ver um filho médico ou engenheiro, enquanto o desejo pessoal é outro. Siga sempre a sua intuição e revele quais são os seus objetivos.

Por isso, o diálogo é importante, com foco em sempre deixar tudo transparente. Demonstre os seus motivos e pergunte a opinião dos demais, sempre analisando os prós e contras.

Conhecendo o seu perfil profissional, certamente os familiares e amigos também vão reconhecer determinados traços em sua personalidade que indicam para determinadas profissões.

Analise as faculdades

Após realizar testes vocacionais, se autoconhecer e ouvir amigos e familiares, a dica é verificar a credibilidade das faculdades que você pretende ingressar.

Isso porque existem instituições que não são reconhecidas pelo Ministério da Educação, o que pode minar a sua carreira, além de causar um grande prejuízo financeiro.

Ao obter informações bem apuradas sobre o curso e sabendo qual é o seu perfil profissional, certamente a profissão a ser seguida vai contribuir com o seu sucesso, trazendo motivação e prazer em sempre evoluir!

E você, quer fazer um teste vocacional que vai auxiliá-lo na definição do perfil profissional? Então conheça a nossa consultoria de carreira que vai ajudá-lo a encontrar a profissão certa para a sua vida!

Consultoria de carreiraPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.