primeiro estágio primeiro estágio

Veja como conseguir o seu primeiro estágio na faculdade!

7 minutos para ler

Quem entra em uma faculdade não vê a hora de conseguir o primeiro estágio. Afinal, trata-se de um momento de colocar em prática a teoria, assim como, para se familiarizar com o mercado de trabalho. O estágio é fundamental para abrir novos horizontes. Afinal, muita gente consegue a tão sonhada efetivação, principalmente em boas empresas, como multinacionais.

Além de aprender mais sobre a profissão, o estágio faz com que o estudante conheça mais profissionais, ampliando o networking. Quer saber como conseguir o seu primeiro estágio? Então continue lendo este post!

Por que estagiar durante a faculdade é tão importante?

primeiro estágio

Um dos principais pré-requisitos dos gestores no momento de fechar uma contratação é a experiência. Por isso, o estágio ao longo do período da faculdade é tão importante.

Além disso, o estudante terá contato com a realidade do mercado da profissão escolhida, abrindo os horizontes e tendo novos aprendizados. Isso porque a prática se diferencia em vários aspectos em comparação a teoria. O primeiro estágio ainda traz inúmeras vantagens, como veremos agora.

Cria maturidade

Ao ter que vivenciar uma rotina corrida e repleta de responsabilidades, o universitário ficará mais maduro e exigente consigo mesmo. O primeiro estágio cria maturidade e faz com que a pessoa evolua mais rapidamente na profissão.

Ele também contribui no projeto de vida, pois o estagiário já poderá se organizar rumo a voos mais audaciosos, planejando o lado financeiro em prol dos objetivos pessoais e profissionais.

Ajuda no autoconhecimento

Ao ter contato com vários profissionais e situações do dia a dia da profissão, o estagiário poderá perceber traços da própria personalidade que, até então, passavam despercebidos.

Podemos citar o fato de aprender a lidar com pressões, a chamada resiliência, a pensar fora da caixa, além de ouvir atentamente aos feedbacks positivos e negativos. Somente por meio do estágio você poderá ter contato com experiências, até então, só vistas em livros, palestras ou aulas.

Ao se conhecer melhor, ficam mais certeiras as escolhas, pois você saberá para onde quer ir e o que fazer para chegar lá.

Aumentam as chances de empregabilidade

Grande parte dos estagiários que se destacam em determinada empresa são contratados. Isso porque as companhias não querem perder os talentos para a concorrência.

Ao fazer o primeiro estágio, você vai abrir a porta para novas oportunidades, aumentando as chances de um emprego efetivo. Afinal, não são incomuns os casos de universitários que conseguem a efetivação antes mesmo da conclusão do curso superior.

Melhora a aprendizagem

Quem faz estágio assimila melhor as disciplinas em sala de aula. Isso porque a união entre teoria e prática é uma excelente forma de melhorar o aprendizado. Além disso, o aluno consegue trazer dúvidas mais profundas, tendo em vista que estará tendo contato com a realidade do mercado de trabalho.

Com o exercício de uma teoria no dia a dia, proporcionado pelo estágio, a assimilação será bem mais completa.

O que fazer para conseguir o primeiro estágio?

primeiro estágio

Como você percebeu, o primeiro estágio é importantíssimo na busca pelo sucesso profissional. No entanto, para se sair bem-sucedido, algumas dicas devem ser colocadas em prática, como as que mostraremos agora.

Elabore um bom currículo

O currículo é a primeira impressão que o recrutador tem de você na concorrência por uma vaga de estágio. Com isso em mente, faça uma diagramação bem clean, com as informações escritas de maneira objetiva e sem erros gramaticais.

É importante incluir os seus dados pessoais, uma foto e experiências extracurriculares, como trabalhos voluntários, intercâmbios, conhecimentos de outros idiomas, softwares, entre outros.

Lembre-se sempre que o menos é mais, ou seja, nada de se estender muito. Uma página A4 é suficiente para você se apresentar. Afinal, é importante deixar um algo a mais para ser mostrado na entrevista.

Busque o auxílio dos professores

Na faculdade, os professores são verdadeiros mentores dos alunos, ou seja, eles auxiliam não só na orientação de trabalhos acadêmicos, como também, no momento de ir atrás do primeiro estágio.

Peça algumas dicas aos seus professores sobre o perfil da empresa que você pretende estagiar, sobre o que os recrutadores geralmente perguntam, enfim, prepare-se para a disputa pela vaga.

Inclusive, muitos professores têm contatos dentro das empresas e podem ajudar no processo seletivo, caso você seja um aluno de destaque na sala de aula. Sendo assim, não deixe de conversar sobre o assunto!

Aposte no networking

Sabe aquela feira que reúne empresas da sua região? Ou uma palestra com um profissional de renome que é destaque na área em que você estuda? Participe! Isso porque são momentos que auxiliam no networking.

Muitas faculdades levam profissionais para semanas temáticas e também realizam workshops. São momentos ideais para você perguntar sobre a empresa, os processos de estágio e como fazer para conseguir ser um colaborador.

Claro, sempre com elegância e profissionalismo. Dessa maneira, os seus contatos vão aumentar junto com as suas chances de conseguir o tão sonhado primeiro estágio.

Faça o cadastro nas plataformas de estágio

A internet revolucionou todas as áreas da sociedade, principalmente o mercado de trabalho. Atualmente, é possível se cadastrar em várias plataformas de estágios ao mesmo tempo, ou seja, trata-se de uma ação que não pode ficar de fora do seu check-list.

Ao se cadastrar nas ferramentas de estágio, as suas chances de conseguir um estágio aumentarão consideravelmente.

Entenda como funciona o estágio em sua faculdade

Além das dicas citadas anteriormente, é fundamental você saber como funcionam os programas de estágio oferecidos pela sua faculdade. Afinal, cada instituição conta com parcerias diferenciadas com as empresas. Inclusive, existem até mesmo vagas para quem pretende uma carreira internacional.

No entanto, para obter sucesso no tempo certo, nada melhor do que se informar sobre os pré-requisitos necessários. Portanto, mantenha-se sempre bem informado!

Como a faculdade pode auxiliar no primeiro estágio?

primeiro estágio

A escolha de uma faculdade séria e com credibilidade é essencial na conquista do primeiro estágio. Afinal, as instituições de renome conseguem boas parcerias e estão conectadas com o que o mercado de trabalho exige dos recém-formados.

Por isso, analise se a sua faculdade conta com laboratórios, visitas técnicas, convênios com empresas privadas e públicas, docentes com mestrado e doutorado, incentivo à iniciação científica etc. Escolha, ainda, uma graduação que esteja alinhada com os seus desejos e jeito de ser!

Dessa forma, certamente haverá um bom auxílio da faculdade em seu primeiro estágio. No mais, dedique-se e não desista dos seus sonhos, pois nada melhor do que um dia após o outro para conquistar seus objetivos profissionais e pessoais.

E então, ficou com alguma dúvida? Então deixe aqui o seu comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.