processo trainee processo trainee

Prepare-se para o processo trainee seguindo estes 7 passos

6 minutos para ler

Você sabe o que é um processo de trainee? Conhece como essa seleção de profissionais acontece? Está ciente da relevância da participação em um desses processos para a sua carreira? As grandes empresas escolhem todos os anos formandos de diferentes áreas para serem treinados e atuarem em todos os setores dentro da organização.

Além de ser um preparo a mais para a inserção no mercado de trabalho como um todo, esses processos, chamados de trainee, são como um estágio, mas acontecem depois do diploma nas mãos. Lembrando que alguns deles ainda aceitam alunos do último período e com a colação de grau prevista.

Com a grande oportunidade que esse tipo de função oferece, muitas pessoas se preparam para participarem, com isso, algumas habilidades profissionais já são exigidas ainda durante as etapas do processo — geralmente, eles são divididos em seleção de currículo, provas online, dinâmicas de grupo e entrevistas.

Para você saber mais, preparamos este post com algumas dicas para se organizar e conseguir a tão sonhada vaga de emprego. Boa leitura!

1. Pesquise sobre a empresa e seu processo seletivo

processo trainee

Nessas horas, o que todo mundo quer é impressionar recrutadores, por isso, uma das formas de garantir essa boa impressão é conhecendo bem a empresa para a qual você se candidatou à vaga. Além disso, é importante também estar por dentro das etapas do processo seletivo e demonstrar esse conhecimento de forma clara, principalmente, durante as atividades em grupo.

Para saber mais sobre a empresa você pode recorrer às informações disponíveis em sites e redes sociais. Também é interessante conversar com outras pessoas que já fizeram esse tipo de processo, em uma simples busca no Google você se depara com vários depoimentos de quem já passou por isso e hoje é um profissional de sucesso.

2. Capriche na apresentação pessoal

processo trainee

Até mesmo na empresa descolada em relação ao dress code, alguns cuidados precisam ser tomados durante o processo trainee. Por isso, você deve buscar conhecer bem essas regras (ou a falta delas) e se preparar para caprichar na apresentação pessoal visual. Caso o estilo da galera seja mais casual, opte por roupas confortáveis, mas se você se deparar com um espaço mais formal, não deixe de ficar alinhado com isso, ok?

A apresentação pessoal não se limita às vestimentas, você também precisa preparar um bom resumo de “quem é você”! Ficar confuso na hora de se apresentar pode ser uma bola fora em qualquer tipo de entrevista. Para treinar, use seu cachorro, o gato ou, até mesmo, o espelho, e vá se preparado para dar o melhor de si.

3. Estude as etapas e seus requisitos

Como vimos, conhecer as etapas do processo de trainee é um passo a mais para você conseguir passar por elas com maior tranquilidade. Ao conhecer e saber o que precisa fazer, você se sente mais confortável à cada etapa e, consequentemente, a ansiedade acaba dando uma trégua.

Além disso, não se esqueça de preparar um currículo impecável, pois esse é o seu cartão de visitas. Depois dessa primeira etapa, no geral, existem provas aplicadas online, em que raciocínio lógico, língua portuguesa e inglês são as avaliações mais comuns.

Após a classificação, as dinâmicas de grupo são utilizadas para selecionar pessoas com facilidade em trabalhos coletivos e, por fim, as entrevistas, com profissionais de Recursos Humanos e os gestores da empresa, costumam fechar o processo.

4. Seja pontual

processo trainee

Mesmo que os processos de trainee tenham muitos candidatos e você, provavelmente, ficará horas esperando para a sua avaliação, não use isso como desculpa para chegar um pouco mais tarde ou para justificar atrasos. A pontualidade na chegada para cada etapa é uma maneira de avaliar indiretamente cada candidato.

5. Envolva-se em atividades extracurriculares

Ainda durante a faculdade é necessário impulsionar a carreira, principalmente se você pretende participar das seleções de trainee de grandes empresas. As multinacionais exigem como critério básico a fluência em língua inglesa. Por isso, ainda durante a graduação busque por oportunidades de garantir esse conhecimento.

Outra maneira de melhorar o currículo antes da formatura é a participação em atividades extracurriculares, muitas vezes oferecidas pela própria instituição. Procure participar de congressos, fazer parte de grupos de estudos, envolver com pesquisas de professores e, até mesmo, realizar e colaborar com diferentes projetos sociais.

6. Dê preferência a programas em áreas que você deseja atuar futuramente

Não adianta se inscrever em todos os programas de trainee se você está pensando no futuro. Por isso é tão importante ter um bom planejamento de carreira, em que é possível determinar os seus objetivos e entender quais os processos seletivos realmente trarão bons resultados para sua vida profissional.

O trainee é um momento para aprimorar e conhecer a prática da sua área de atuação, dessa maneira, é essencial candidatar-se para processos de seu interesse. Assim, você aprimora seus conhecimentos e dá os primeiros passos para o sucesso.

7. Faça exercícios de relaxamento antes de cada fase do processo de trainee

Antes de participar de qualquer tipo de processo é comum ficarmos mais nervosos e tensos. Por isso, é aconselhável que você faça atividades de relaxamento antes de cada etapa do processo, como alongamento e exercícios de respiração.

Durante o processo online, se possível, tire um tempo entre uma atividade e outra para dar uma volta e esfriar um pouco a mente. Nas atividades em grupo, aproveite os intervalos para alongar os braços e as pernas. Já nas entrevistas, preste atenção na respiração, para não aparentar muita afobação ou nervosismo extremo.

Para quem quer trabalhar ainda na graduação, esse pode ser também um diferencial, pois são atividades que contam no currículo, além disso, a experiência é uma aliada na hora de passar pelas fases de seleção dessas vagas.

Todo processo trainee conta com várias etapas que podem ser estressantes se você não estiver bem preparado. Por isso, conhecer como elas acontecem e criar estratégias para manter a calma são essenciais para garantir a classificação em cada fase e a contratação ao final do processo.

Agora que você já sabe como se preparar para os mais variados processos de trainee disponíveis no mercado, continue em nosso blog e descubra como conciliar faculdade e estágio. Boa leitura!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.