“Quais técnicas de relaxamento eu posso adotar para manter a calma ao fazer uma prova?” — essa é uma pergunta que diversos jovens se fazem quando estão no colégio. Afinal, quando chega o período de avaliações, muitos ficam ansiosos e nervosos e, mesmo estudando bastante, acabam esquecendo o que leram, não se concentram e não conseguem nem mesmo interpretar corretamente o que as questões pedem.
Com isso, as notas deles deixam a desejar e logo surge aquele medo de que esse mau desempenho se repita no vestibular, gerando frustração e os levando a adiarem o sonho de começar um curso de nível superior.
Se você também enfrenta esse tipo de dificuldade na hora das provas e quer pôr um ponto final nisso, não se preocupe! Neste post, há sete macetes que o ajudarão a manter a calma, relaxar e não perder o foco nos exames. Acompanhe!
1. Monte resumos das matérias que vão cair nas avaliações
Você terminou de estudar para as provas do fim do semestre ou para o vestibular, mas ainda não se sente 100% preparado para realizá-los? Então pegue anotações e exercícios de cada matéria — incluindo o que foi visto em sala de aula e sugerido pelos professores — e monte resumos a partir desse material.
Isso permite que você tire dúvidas recorrentes, memorize tópicos importantes e revise diferentes conteúdos com mais rapidez nos dias que antecedem as avaliações, o que é mais funcional e prático do que reler livros e apostilas desde o zero.
2. Faça uma roda de tira-dúvidas com seus amigos
Uma segunda alternativa entre as técnicas de relaxamento que contribui para deixá-lo mais seguro de si e preparado para fazer qualquer exame é montar uma roda de tira-dúvidas com os amigos. Ela funciona da seguinte forma: após terem concluído os estudos, todos listam cerca de 10 assuntos que consideram mais complexos em cada matéria.
A partir daí, vocês se reúnem em um ambiente tranquilo (como a biblioteca do colégio) e os participantes da roda que dominam cada assunto, ajudam a entender melhor o conteúdo, explicando conceitos, definições, regras, aplicações etc.
Além disso, eles podem mostrar exemplos que facilitam o entendimento e até compartilhar dicas para assimilar mais fácil determinado tema. Resumindo: no fim do dia, todos terão se ajudado, compartilhado sugestões de aprendizado e contribuído para que os demais se sintam mais confiantes e determinados a terem um bom desempenho em qualquer prova.
3. Exercite-se antes e durante o período de provas
Para quem se sente muito ansioso no período de avaliações e já percebeu como isso impacta o próprio bem-estar físico e psicológico e, consequentemente, a capacidade de estudar, o ideal é se exercitar não só antes, como durante os exames. Nem que seja somente 30 minutos por dia.
O motivo disso é simples: fazer atividade física, meditar, praticar um esporte ou realizar uma modalidade de alongamento corporal (como yoga e pilates) reduz tensões musculares, ocupa a mente com algo sadio e o principal: libera endorfina e oxitocina. Esses dois hormônios combatem o mau humor, melhoram a autoestima, aumentam sua sensação de relaxamento e ainda reduzem o estresse, o nervosismo e a ansiedade.
4. Realize atividades manuais que o distraiam
Fora os exercícios físicos, você também tem a opção de realizar atividades manuais que o distraiam e o ajudem a reduzir a preocupação quanto aos exames e à aprovação no vestibular ou Enem, como desenhar, pintar, cultivar plantas, bordar etc.
Afinal de contas, ficar no ócio justamente durante essa época é contraindicado, pois os pensamentos sobre essas questões se tornam recorrentes e você tem mais chances de ficar nervoso, estressado e pensar que coisas negativas acontecerão.
5. Crie uma rotina de sono
Fora o que já foi dito, crie uma rotina de sono — de, no mínimo, oito horas diárias — e trate de segui-la durante a semana, ainda mais na época das provas. Isso porque quando você dorme pouco e em horários irregulares e faz disso um hábito, todo o seu corpo é afetado.
Você acorda mais cansado do que quando foi deitar, sente-se exausto mentalmente, passa o dia mau humorado, não retém nada na memória, não consegue manter a atenção em nada e por aí vai. Agora imagine esse turbilhão de efeitos acontecendo justamente no dia vestibular? Complicado, não é mesmo?
6. Escute músicas que o relaxam
Outra das técnicas de relaxamento que não poderia faltar aqui é escutar músicas que o tranquilizam e o alegram a caminho do local da prova. Podem ser canções que lembrem alguém importante e querido, que o façam lembrar de momentos engraçados, que remetem a uma viagem ou experiência marcante e por aí vai.
Ao fazer isso, seu organismo produzirá serotonina, que é um hormônio com efeito similar ao da oxitocina e da endorfina, mas que se centra principalmente nas funções cerebrais, melhorando a produtividade, a disposição, a concentração e a capacidade de reflexão.
7. Tenha uma mentalidade vencedora
Parece clichê falar isso, mas acredite: a sua mente pode ser sua maior ou pior aliada para um bom resultado nas provas e a desejada aprovação na faculdade. Isso porque quando você duvida constantemente de si mesmo, não acredita que pode enfrentar desafios e obstáculos e, nem mesmo, enxerga possibilidade de mudanças, você acaba se autossabotando.
Ou seja, não estuda direito, não dorme bem, não se alimenta corretamente e sequer se dedica na hora de responder às questões dos exames. Por isso, mude essa postura e assuma a partir de hoje uma mentalidade vencedora de quem pode se superar, evoluir e conquistar os objetivos com esforço e dedicação.
Como você viu, é possível mandar bem no vestibular e nas provas do colégio com algumas técnicas de relaxamento que diminuem os níveis de estresse e ansiedade no seu organismo e, consequentemente, o ajudam a se concentrar, a raciocinar melhor e, de quebra, mudam sua perspectiva a respeito da capacidade e do potencial que tem. Por isso, inclua essas práticas na sua rotina e veja os resultados!
Gostou do post? Então, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos e colegas a também melhorarem o desempenho deles?