trabalhar com o que gosta trabalhar com o que gosta

É realmente possível trabalhar com o que gosta? Descubra como!

6 minutos para ler

Aristóteles já dizia que o prazer no trabalho aperfeiçoa a obra. Para se chegar lá, é preciso trabalhar com o que gosta. No entanto, trata-se de uma situação que nem sempre faz parte da realidade dos profissionais. Para quem está no momento de escolher a profissão, vale a pena pensar seriamente nas atividades que realmente trazem prazer.

Afinal, é possível trabalhar com o que gosta desde que você siga algumas dicas que mostraremos neste post. Quer ser mais feliz em sua vida pessoal e profissional? Então continue lendo!

Descubra os desafios na escolha de uma carreira

trabalhar com o que gosta

Escolher uma profissão não é tarefa fácil. Mesmo que você seja mais voltado às exatas, existem inúmeras carreiras pela frente. Professor, engenheiro, cientista da computação, pesquisador, meteorologista etc. É um momento extremamente importante na vida de um jovem e precisa ser vivenciado com muita cautela.

Uma boa dica é você se auto-observar. Analise quais atividades você gosta, não só nas disciplinas do Ensino Médio, mas nos momentos de lazer, de hobby, enfim, veja o que te inspira. Sabe aquela hora do dia em que você se concentra na elaboração de algo e nem vê os ponteiros girarem? Pois é exatamente nisso que você deve concentrar seus esforços na escolha da profissão.

Pode ser programando um site, fazendo um artesanato, elaborando um texto, calculando rotas, enfim, é preciso se autoconhecer para fazer uma escolha sintonizada com o seu jeito de ser. Dessa maneira, as chances de você trabalhar com o que gosta aumentam consideravelmente.

Outra dica importante é conversar com familiares e profissionais de recursos humanos. Fazer um teste vocacional também é uma alternativa que pode ajudar. Visite feiras de profissões e veja como é o dia a dia de quem conclui o curso que você almeja na graduação.

Busque conhecer os seus pontos fracos e fortes tão quanto as habilidades. Por exemplo, se você é uma pessoa tímida, dificilmente se sairia bem com relações-públicas, mas pode se tornar um excelente veterinário.

Ouça ainda a voz interior que geralmente destina algumas pistas ao longo da vida sobre o que te atrai. Afinal, a escolha vai representar o seu futuro e as suas possibilidades para fazer mais coisas interessantes e que preencham a vida de uma forma agradável e produtiva.

Veja as vantagens de trabalhar com o que gosta

trabalhar com o que gosta

Quem trabalha com o que gosta produz mais e se sente mais útil. Trata-se de uma realidade dos profissionais que são proativos e estão sempre prontos para ajudar, buscando soluções viáveis.

O sentimento de prazer vai aumentar assim como a autoconfiança, ou seja, você vai viver melhor e com mais saúde, inclusive tendo uma organização para reservar momentos de lazer que realmente valham a pena.

Além disso, a otimização do tempo será bem visível, pois quem trabalha com o que gosta não fica contando as horas para acabar o expediente e nem se apega quando precisa ficar um pouco mais de tempo na atividade profissional.

Isso porque existe um sentido no que se faz, sendo uma verdadeira vocação que motiva o profissional a evoluir.

Além disso, quem trabalha com o que gosta tem mais chance de crescer na profissão, pois a dedicação será bem maior em comparação a quem, literalmente, se arrasta no trabalho.

Dessa maneira, a qualidade de vida se torna real, fazendo com que a pessoa tenha mais prazer nas demais atividades do dia a dia. A disposição aumenta assim como o humor, fazendo com que os pensamentos positivos ganhem espaço.

Aprenda como identificar as habilidades e interesses pessoais

trabalhar com o que gosta

Analisando as vantagens de trabalhar com o que gosta, certamente você já quer embarcar nessa, não é mesmo? No entanto, a jornada não é tão simples como parece. Somente pessoas que sabem realmente o que querem e que se conhecem profundamente conseguem seguir uma carreira como sempre sonharam.

Para você ser uma delas, elencamos algumas dicas que poderão ser bem úteis em sua vida. Confira!

Analise a sua infância

A infância é um período da vida de descobertas, mas também explica traços da personalidade. Sendo assim, reserve um tempo para lembrar ou converse com os seus familiares sobre as suas atitudes quando criança.

Isso porque muitas paixões podem surgir nessa época, como de montar e desmontar coisas, fazer fórmulas, desenhar, pintar, escrever, falar, cuidar de animais ou pessoas etc.

Ao observar esses traços de comportamentos, certamente haverá uma voz interior para te sinalizar sobre quais rumos profissionais seguir.

Evite pensar somente no dinheiro

Um erro muito comum cometido por jovens que acabam trabalhando com o que não gostam é ficar focados somente no valor do salário pago pelas diferentes carreiras. Atualmente, o mercado está bem aberto e há muitas oportunidades para todas as profissões, inclusive na internet.

Com isso em mente, vá atrás dos seus sonhos, pois o dinheiro certamente será uma consequência. Afinal, quem faz algo com prazer e amor consegue alcançar os objetivos de vida, tanto profissionais quanto pessoais.

Peça feedback a amigos e familiares

Ouvir é uma excelente atitude para ajudar você a escolher a profissão correta de acordo com as suas habilidades e projetos de vida. Portanto, converse com seus familiares e amigos sobre o assunto e peça a opinião deles.

Caso tenha algum familiar que trabalhe em uma área que te atraia, peça para passar uns dias no local para ver como é a rotina. Ao se interessar pelo seu futuro, certamente as situações serão bem mais favoráveis.

Invista no autoconhecimento

Outra orientação que auxilia no momento da escolha da profissão é investir no autoconhecimento. Vale a pena escrever sobre si, sentimentos, analisando os seus comportamentos.

Você gosta mais de ler ou de fazer contas? Prefere atividades físicas? Ou cozinhar? São indicadores que ajudarão na escolha da sua profissão.

Seguindo as nossas dicas, certamente você vai conseguir trabalhar com o que gosta, tornando a sua vida mais agradável e com atividades que preencherão o dia a dia com sentido e motivação.

E aí, gostou do nosso post? Quer sempre acompanhar as nossas novidades? Então siga a gente nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter).

Consultoria de carreiraPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.