universitário de sucesso universitário de sucesso

Descubra agora como se tornar um universitário de sucesso

6 minutos para ler

“Será que eu vou conseguir ser um universitário de sucesso?” — essa é uma das preocupações mais comuns de quem ingressa no ensino superior. Afinal de contas, é natural o desejo de aproveitar bem esse período, já que as experiências e conquistas obtidas dentro da instituição de ensino vão ser fundamentais para complementar a formação, valorizar o currículo e preparar melhor o acadêmico para o mercado de trabalho.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem ser colocadas em prática ao longo do seu curso e vão ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Acompanhe nosso post e descubra quais são elas!

O que significa ser um universitário de sucesso

Antes de mais nada, vamos começar definindo o que, de fato, é ser um universitário de sucesso. Isso porque, ao contrário do que muitas pessoas podem acreditar, ser bem-sucedido durante a vida acadêmica não se resume a somente ter notas altas. É, na verdade, ir além da sala de aula e dos laboratórios e aproveitar os anos de graduação para explorar e vivenciar tudo o que o seu campus tem a oferecer.

Dessa forma, você tem a oportunidade de ganhar mais conhecimento, expandir o seu raciocínio crítico e lógico, desenvolver competências da carreira escolhida, praticar networking, ingressar na iniciação científica e tecnológica e, ainda, ter contato com profissionais da sua futura área de atuação.

Consultoria de carreiraPowered by Rock Convert

Como se tornar um universitário de sucesso

Esclarecido o que é um universitário de sucesso, é hora de conferir dicas de como se tornar um. Fique tranquilo, porque elas são muito simples e fáceis de serem adotadas. Apenas é preciso comprometimento e empenho da sua parte para segui-las à risca ao longo do curso.

Estude com antecedência para as provas

universitário de sucesso

Crie o hábito de estudar regularmente, não apenas nos dias que antecedem a prova. Basta lembrar que quanto mais contato você tiver com o conteúdo, mais fácil será para entendê-lo. Isso sem falar, é claro, que também aumentam as chances de fixá-lo na sua memória, o que significa que você não precisará recorrer ao velho esquema de “decorar só para o exame”.

Mantenha-se engajado nas aulas

As aulas não servem apenas para você sentar na cadeira e escutar os professores falando por horas a fio. Faça o oposto e mostre que tem uma mentalidade de crescimento, engajando-se e participando dos encontros ativamente. Questione, proponha debates, levante hipóteses, leve exemplos reais. Tudo isso ajuda a tornar os conteúdos mais assimiláveis e próximos da sua realidade.

Participe dos eventos acadêmicos

A terceira dica é participar dos eventos acadêmicos da sua instituição de ensino, como palestras, fóruns de debate, simpósios, feiras de inovação, conferências, oficinas e encontros científicos. Neles, você terá a oportunidade de compreender sobre o mercado de trabalho, saber de antemão as perspectivas para o futuro da sua profissão, conhecer melhor segmentos menos divulgados e mais recentes da sua área de atuação e tantas outras informações.

Não tenha medo de pedir auxílio aos professores

No decorrer dos semestres, é importante que você analise quais são as suas reais necessidades e quais disciplinas requerem mais atenção da sua parte. Feito isso, não tenha medo de pedir auxílio aos professores e expor suas dúvidas e dificuldades. Eles vão valorizar o seu empenho em aprender e, certamente, vão propor atividades, exercícios ou revisões para ajudar tanto você quanto os demais estudantes.

Organize o seu tempo

universitário de sucesso

Para encerrar, aprenda a organizar o seu tempo de forma mais eficiente. Defina, por exemplo, os dias em que você vai estudar, o período (manhã, tarde ou noite) e quanto tempo dedicará a esses momentos (uma hora, duas horas, três horas ou mais).

Além disso, monte um cronograma das suas disciplinas para que você possa não só ler, realizar exercícios e fazer resumos semanalmente, mas também realizar atividades e trabalhos que os professores passam — sem extrapolar o prazo dado.

O que o universitário de sucesso não pode fazer

universitário de sucesso

Há pouco, você viu sugestões de hábitos que fazem parte da rotina de um universitário de sucesso. Agora, é hora de ficar por dentro de alguns erros que devem ser evitados para não atrapalhar o seu desempenho no ensino superior. Caso contrário, o seu objetivo de aproveitar ao máximo o seu período de formação ficará difícil de ser conquistado. Veja!

Estudar apenas as matérias que gosta

Ao estudar, não caia no erro de focar apenas nas matérias que gosta. Ter preferência e mais facilidade com uma ou outra disciplina é algo absolutamente normal. Porém, quando você deixa de ler e treinar aquelas que considera mais complexas, acaba, sem querer, tornando-as cada vez mais complicadas. Afinal, o conteúdo acumula e você fica mais e mais atrasado.

Faltar excessivamente

Outro equívoco que deve ser evitado é perder muitas aulas ao longo do semestre. É preciso ter em mente que isso comprometerá (e muito) o seu aprendizado em várias disciplinas, já que você não acompanhará as explicações e os exercícios realizados pelos professores, muito menos as dúvidas que eles vão esclarecer.

Para completar, perder muitas aulas pode fazê-lo reprovar, visto que a lei nº 9394/96 estabelece frequência mínima de 75% para os estudantes.

Não ter uma rotina equilibrada

Por último, mas não menos importante, não tenha uma rotina desajustada, com muitos horários livres e momentos dedicados ao lazer e pouco tempo restante para os estudos e para as atividades extracurriculares do centro universitário. O ideal é achar um equilíbrio para que você não abra mão da sua vida social e dos períodos de descanso e relaxamento, mas também não descuide da sua formação.

Como deu para ver, ser um universitário de sucesso está longe de ser algo impossível. Ao contrário, é algo que está ao alcance de todos. No entanto, é claro, é preciso planejar-se e organizar o tempo e as tarefas, além de aproveitar bem o que a sua instituição de ensino tem a oferecer para além da sala de aula. Por isso, não deixe de colocar nossas dicas em prática e evitar os erros que mencionamos no post, certo?

Gostou do texto? Então siga a gente no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube e confira mais publicações como essa!

VestibularPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.