vale a pena fazer faculdade vale a pena fazer faculdade

Ainda vale a pena fazer faculdade? Descubra!

6 minutos para ler

O mercado de trabalho brasileiro vive um paradoxo. Enquanto existem milhões de desempregados, há uma considerável parcela de vagas que não são preenchidas justamente pela falta de mão de obra qualificada. Diante dessa realidade, vale a pena fazer faculdade de olho em uma colocação profissional mais rentável.

Além disso, quem se especializa em uma determinada área consegue abrir um leque de oportunidades ainda nos anos do curso, tendo em vista que as instituições educacionais contam com parcerias com empresas e sempre têm vagas de estágio.

Se você ainda está na dúvida se vale ou não a pena fazer uma faculdade, vamos apresentar neste post sete motivos para mudar a sua opinião. Mas, antes, vamos entender um pouco mais sobre a dinâmica do mercado de trabalho.

Desafios do mercado de trabalho

Assim como a sociedade, o mercado de trabalho mudou drasticamente nos últimos anos. A tecnologia impôs a busca de novos conhecimentos e, hoje, muita gente nem precisa sair de casa para trabalhar. Tudo é feito por meio de plataformas, softwares e automações diversas.

As empresas cobram otimização do tempo, aumento da produtividade e investem na redução dos gastos. Trata-se de uma realidade que necessita de profissionais altamente qualificados nos diversos ramos do conhecimento humano. E como você vai conseguir obter as ferramentas para se destacar nesse mercado altamente competitivo? Justamente por meio de um curso superior.

Ao ingressar em uma faculdade, tanto a teoria quanto a prática estarão sendo valorizadas em sua formação, com a conquista de ensinamentos que são preponderantes no atual cenário do mercado de trabalho.

Conheça os motivos para fazer uma faculdade

vale a pena fazer faculdade

Quem nunca ouviu dizer que a educação é o melhor investimento? E é mesmo! Sabe por quê? Pelo fato de abrir horizontes e novas possibilidades de empregos, principalmente com melhores condições de trabalho e de salários.

Não é à toa que muita gente passa a vida toda reclamando que ganha pouco. Muitas vezes, a causa da deficiência está justamente na falta de uma formação adequada. Quem não busca evoluir no conhecimento acaba entrando no imenso universo dos profissionais que só têm o esforço físico como produto, deixando de lado a intelectualidade que poderia render frutos bem mais promissores.

Com o objetivo de ajudá-lo a mudar de vida, vamos revelar agora sete motivos que comprovam que vale a pena fazer faculdade. Confira!

1. Mais oportunidades de carreira

Quem cursa uma faculdade consegue projetar voos mais audaciosos dentro das empresas. Mesmo que você já esteja empregado, ao concluir um curso superior, é bem possível que haja uma promoção ou até mesmo a conquista de uma nova vaga com mais atribuições.

Além disso, fica mais acessível ir em busca de novos projetos, empregos ou até mesmo em busca de um próprio negócio. Assim, as oportunidades de carreira melhoram consideravelmente.

2. Crescimento pessoal

vale a pena fazer faculdade

Da mesma forma em que os músculos necessitam de exercícios para se fortalecerem, o cérebro também precisa de conhecimentos para evoluir. Ao entrar no universo acadêmico, os seus pontos de vista ganharão novas roupagens, haverá mais senso crítico, ou seja, o crescimento pessoal será uma conquista.

Portanto, trata-se de um aspecto importantíssimo na carreira de qualquer ser humano. Você poderá se tornar uma pessoa melhor, mais solidária, consciente, enfim, ciente do seu papel no mundo.

3. Melhores salários

Quem conclui uma faculdade frequentemente consegue um salário melhor em comparação às pessoas que param no Ensino Médio.

Além disso, a pessoa terá uma formação que poderá ser útil na prestação de serviços por conta própria ou, até mesmo, na busca por uma vaga no serviço público por meio de concursos específicos, com excelentes rendimentos.

4. Promoção no trabalho

Frequentemente, os gestores escolhem profissionais dedicados para serem promovidos. E quem investe em uma formação mais sólida certamente sai na frente. Afinal, é uma forma de se destacar, tendo em vista que muita gente se contenta somente com o Ensino Médio.

A busca pelo conhecimento diferencia o olhar dos líderes perante a você, ou seja, as chances de conseguir uma promoção são bem maiores.

5. Mais networking

vale a pena fazer faculdade

Uma das melhores formas de conquistar boas oportunidades é por meio do networking. No ambiente da faculdade, você vai ter contato com inúmeros profissionais sejam eles alunos ou professores.

Dessa maneira, aumentam as possibilidades tanto de melhores empregos quanto de troca de conhecimentos de olho em uma formação mais sólida.

6. Possibilidade de seguir carreira acadêmica

Engana-se quem pensa que a universidade não é um excelente meio de trabalho. Ao cursar o ensino superior, você será iniciado nas pesquisas científicas, podendo seguir carreira acadêmica.

Muita gente já emenda um mestrado e depois um doutorado, tornando-se professor ou até mesmo bolsista, ou seja, é um campo que só existe para quem começa fazendo uma faculdade.

7. Mudar de vida

Qual é o seu sonho? Tem gente que sonha em abrir o próprio negócio. Outras de se dedicar ao trabalho voluntário. De ser nômade digital ou até mesmo de construir um restaurante para moradores de rua. São possibilidades diversas que ganham força dentro do ambiente acadêmico.

Portanto, saiba que vale a pena fazer faculdade, pois a sua vida poderá dar um giro de 360º. Claro, para melhor!

Descubra a importância de estudar em uma boa instituição

Apesar de todas as vantagens, é preciso ficar atento para não cair em ciladas. Afinal, há instituições que não são reconhecidas pelo Ministério da Educação ou sem credibilidade no mercado de trabalho.

Para você saber se está escolhendo uma boa instituição, veja se no corpo docente há um número expressivo de mestres e doutores, se a faculdade conta com laboratórios, se incentiva a pesquisa, se é certificada pelo MEC e qual a nota recebida pelo Ministério em uma escala que vai até 5.

Faça uma pesquisa nas redes sociais com ex-alunos e converse também com profissionais para saber o que acham da instituição. Assim, certamente você vai concluir o seu curso de preferência com a certeza de que vale a pena fazer faculdade, sem contraindicações!

E aí, gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida? Então deixe o seu comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.