vestibular agendado vestibular agendado

Já conhece o vestibular agendado? Tire suas dúvidas sobre o tema!

6 minutos para ler

Você sabe como funciona o vestibular agendado? Saiba que essa é a opção ideal para quem deseja iniciar uma graduação, mas teme o processo seletivo. É a alternativa perfeita para reduzir suas ansiedades, aliviar as tensões e preparar você para ingressar na instituição de ensino que sempre sonhou.

Este assunto despertou seu interesse? Então, continue a leitura deste artigo. A seguir, você entenderá o que é o vestibular agendado, quais as diferenças entre ele e o vestibular tradicional e como essa opção lhe ajudará a conquistar seus objetivos. Confira!

Conheça as características de um vestibular agendado

vestibular agendado

O vestibular agendado existe, basicamente, para trazer comodidade e auxiliar o ingresso do vestibulando em uma graduação. Ao optar pela modalidade, o candidato tem a possibilidade de escolher uma data específica, entre várias estipuladas pela instituição de ensino, para realizar seu processo seletivo de acordo com seus horários e necessidades.

Parece incrível, mas algumas pessoas desistem de processos seletivos por temer não conseguir estudar o suficiente para uma prova. Outras, por exemplo, não conseguem participar em virtude de compromissos profissionais, viagens ou outras circunstâncias.

Com o vestibular agendado, essas situações são contornadas, afinal, o próprio candidato tem a oportunidade de agendar a prova, podendo escolher a data mais adequada a sua rotina. Uma baita vantagem, não é?

O agendamento costuma ocorrer por telefone ou pela internet. Em todos os casos, vale a pena ler com muito cuidado o edital do processo seletivo, normalmente encontrado no site oficial da instituição de ensino escolhida. Lá, você encontrará todas as informações necessárias para participar do vestibular agendado e preparar-se com antecedência.

Lemre-se de que, mesmo que haja tempo o suficiente para planejar-se de acordo com suas demandas e rotina, será preciso atentar para vários detalhes importantes que vão além das datas e horários do processo seletivo.

Algumas instituições de ensino, por exemplo, disponibilizam diferentes polos para realização das provas. Outras solicitam documentos específicos que necessitam ser entregues no momento do vestibular agendado.

Descubra a diferença entre o vestibular agendado e o tradicional

vestibular agendado

No vestibular tradicional, é necessário realizar o processo seletivo em uma data e horário estabelecidos previamente pela instituição de ensino, juntamente com outros vestibulandos. Ao optar pelo vestibular agendado, como foi dito, o momento da prova é decidido de acordo com a disponibilidade do candidato. Essa é a principal diferença entre as modalidades de seleção.

As provas ocorrem em uma única fase e abarcam questões objetivas e de múltiplas escolhas. Além disso, normalmente, há a necessidade de realizar uma redação. Conteúdos referentes às disciplinas dos três anos do Ensino Médio costumam fazer parte das avaliações.

Saiba que o vestibular agendado não foi criado para ser uma opção mais fácil de ingresso em uma graduação. Você encontrará o mesmo nível de dificuldade da opção tradicional. Isso quer dizer que, se deseja obter bons resultados, ainda precisará dedicar-se bastante aos estudos, pois os mesmos conteúdos serão cobrados.

Entenda as vantagens dessa modalidade de seleção

Agora que você descobriu como funciona o vestibular agendado e suas diferenças em relação ao vestibular tradicional, chegou a hora de entender as razões que tornam essa modalidade super vantajosa para muitos vestibulandos.

Veja, abaixo, porque vale a pena apostar no vestibular agendado!

Redução da pressão psicológica

vestibular agendado

Sabemos que a opção pelo curso ideal não é uma tarefa tão simples para algumas pessoas. Essa escolha, por si só, pode trazer uma grande pressão psicológica no vestibulando, que muitas vezes não sabe ao certo por qual caminho deve seguir. Nesses casos, o vestibular agendado é solução para reduzir a ansiedade e aplacar as inseguranças comuns desse momento.

Ao escolher essa modalidade de seleção, o candidato tem mais tempo para realizar seu planejamento de maneira adequada. Será mais fácil administrar anseios e lidar antecipadamente com pensamentos negativos que podem roubar sua concentração e influenciar seus resultados.

Menor tempo de espera pelo resultado

Outra vantagem do vestibular agendado é o tempo de espera pelo resultado, muito menor em relação ao vestibular tradicional. O retorno costuma ocorrer alguns minutos após a realização da prova ou após alguns dias. Essa é uma ótima notícia para os candidatos impacientes, não é verdade?

Realização em apenas uma fase

Algumas instituições de ensino dividem os processos seletivos em duas fases, que ocorrem normalmente em dois dias, para que os candidatos fiquem menos cansados e consigam alcançar um desempenho melhor nas avaliações. A ideia pode ser boa para alguns, mas péssima para quem não dispõe de muito tempo ou já experimenta momentos de ansiedade por conta do vestibular.

Nesses casos, o vestibular agendado é a alternativa ideal, pois possibilita ao candidato a realização de seu processo seletivo em um único dia, sem a necessidade de retornar à instituição para participar de mais etapas.

Saiba como UNIFEOB pode contribuir para o seu futuro profissional

Na UNIFEOB, nos preocupamos em transformar o potencial de nossos estudantes em resultados práticos. Aqui, você encontrará sua verdadeira vocação, desenvolverá competências de forma integral e terá subsídios necessários para preparar-se para vencer os mais variados desafios, seja no mercado profissional ou na vida em geral.

Conheça, a seguir, alguns diferenciais de nossa instituição de ensino:

  • metodologia de ensino em que o aluno é o protagonista;
  • aulas com exercícios práticos desde o início dos cursos;
  • avaliada com conceito 4 no Índice Geral de Cursos do MEC;
  • coordenadores de cursos acessíveis de verdade;
  • parceria com diversas empresas que oferecem oportunidades de qualificação profissional por meio de estágios;
  • projeto Carreiras, que prepara e orienta o estudante para o mercado de trabalho desde o primeiro dia de aula.

Entendeu como o vestibular agendado funciona? Agora que você já tirou suas dúvidas sobre o assunto, pode começar a preparar-se com mais tranquilidade. Esse é o momento para construir suas próprias oportunidades e começar uma história de sucesso. Boa sorte na sua jornada!

Este artigo foi útil para você? Então, o que acha de desenvolver habilidades e tornar-se protagonista da sua vida? Conheça o vestibular da UNIFEOB agora mesmo!

VestibularPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.