voltar a estudar voltar a estudar

Por que voltar a estudar? Nós te damos 8 motivos!

6 minutos para ler

Existem muitos motivos que reforçam como vale a pena fazer faculdade, seja qual for o momento que você esteja vivendo. Muitas vezes, voltar a estudar e adquirir novos conhecimentos trarão a motivação que estava faltando para seu crescimento pessoal e profissional.

Além disso, existem benefícios práticos no mercado de trabalho, não é mesmo? As empresas estão, cada vez mais, preferindo os profissionais mais capacitados na hora de recrutar e, claro, promover para cargos mais relevantes e bem remunerados.

Então, vamos entender melhor, quais são esses benefícios para sua vida pessoal e profissional? Listamos nestes post como voltar a estudar, fazer uma graduação ou pós-graduação podem mudar positivamente sua carreira e emoções. Confira.

1. Capacitação profissional

voltar a estudar

As profissões atuais não são como eram antigamente, e, certamente, serão bem diferentes no futuro. Essa é uma verdade que vale para os próximos anos que estão por vir, e não somente para as próximas décadas.

É isso mesmo, as tecnologias estão entrando no mercado, eliminando etapas operacionais e exigindo que os profissionais sejam mais estratégicos, fazendo a gestão e análise dos processos.

Ou seja, será necessário ter uma capacitação compatível com essa nova dinâmica de trabalho, não é mesmo? Com uma nova graduação, o profissional se atualizará, ampliará seus conhecimentos aplicáveis e mostrará que é um diferencial necessário para a empresa.

2. Desenvolvimento de habilidades

Habilidade é a destreza para a realização de determinada tarefa. Assim, elas se relacionam com o conteúdo de um curso, mas, além disso, também são desenvolvidas nas relações e experiências que a vida acadêmica proporciona. Liderança, comunicação fluida e persuasão são alguns exemplos.

As grades curriculares de uma graduação são amplas, fornecem aprendizados técnicos e também de áreas correlacionadas. Assim, ao se formar, o aluno será um profissional com pleno domínio de habilidades requeridas no seu setor, mas também dominará a forma como elas se relacionam com outras áreas e profissionais.

3. Vantagem competitiva no mercado de trabalho

voltar a estudar

Falamos sobre as áreas de trabalho que estão se automatizadando. Isso, obviamente, muda a oferta de empregos, fazendo com que cargos operacionais diminuam enquanto aqueles de carácter analítico e gerenciais aumentem.

Para a ocupação desses cargos, porém, é preciso se diferenciar, ter características, conhecimentos e habilidades que os concorrentes não têm, não é mesmo?

Alguns cargos, inclusive, têm exigências mínimas do nível de formação e outros conhecimentos como língua estrangeira, domínio de ferramentas ou experiências em áreas similares.

Ou seja, voltar a estudar pode significar estar dentro das exigências do mercado ou se sobrepor a elas, quanto mais, melhor.

4. Melhores cargos e salários

Cargos analíticos e de liderança exigem mais diferenciais do profissional, mas, em contrapartida, também oferecem as melhores remunerações ou possibilidades de ganhos, quando metas e premiações são incluídas nos pacotes de benefícios.

Por isso, buscar qualificação para concorrer a esses cargos é uma forma de melhora financeira, e, tudo que isso representa para sua vida pessoal, como ter mais conforto, segurança, poder fazer investimentos, viagens e garantir uma aposentadoria tranquila.

5. Extensão de oportunidades para quem decide voltar a estudar

Para quem já está tralhando, mas decide voltar a estudar, essa decisão pode significar a ampliação das oportunidades no mercado de trabalho e para fazer novos negócios, no caso de profissionais autônomos e empreendedores.

A área administrativa, por exemplo, é a porta de entrada para muitos profissionais com ensino médio. Mas, com o passar do tempo, se eles não buscam a graduação para melhorar seus currículos, ficam estagnados no mesmo cargo e, até mesmo, correm o risco de serem demitidos em uma eventual redução estrutural da empresa.

Àqueles que decidem fazer uma graduação em administração, porém, adquirem novos conhecimentos, podem buscar novas oportunidades dentro das empresas que trabalham ou até mesmo, decidir fazer um planejamento e abrir seus próprios negócios. A autoconfiança fica lá nas alturas!

6. Aumento da autoconfiança

E não é por acaso ou ego inflado. O aumento da confiança é um reflexo claro do domínio do conhecimento. Se você sabe o que está fazendo e consegue projetar as consequências, pode tomar decisões de forma muito mais confiante nos resultados, certo?

Esse é um efeito importante na hora de fazer uma entrevista de emprego, por exemplo, e também pode ser sentido na vida pessoal, afinal de contas, a autoconfiança vai aumentar seu índice de sucesso em pequenas decisões e, por consequência, te deixará satisfeito, feliz.

7. Realização pessoal

Já que citamos o fator felicidade, não podemos deixar de mencionar que voltar a estudar também é uma forma de realização pessoal, afinal de contas, além das pessoas que acabaram de sair do ensino médio, não existe idade certa para iniciar uma graduação.

Muitas pessoas sempre sonharam com o curso de Direito ou Psicologia, mas deixaram de cursar a faculdade no início de suas vidas profissionais por não terem condições financeiras ou disponibilidade de tempo, pois precisavam ajudar nas despesas do lar.

Porém, quando essa ideia surge novamente no horizonte, com mensalidades confortáveis e a possibilidade de fazer algumas matérias em ambiente virtual, o sonho volta a ser possível.

Se é esse o seu caso, não deixe de consultar as informações do vestibular do Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos ― UNIFEOB, pois ele fornece cursos de bacharelado, licenciatura, tecnologia, online e pós-graduação, certamente seu curso estará entre eles.

8. Atualização constante

voltar a estudar

Além da realização pessoal e tudo que voltar a estudar pode trazer para você no mercado de trabalho, ainda é preciso valorizar que essa decisão vai manter seu conhecimento sempre atualizado.

Para quem tem verdadeira paixão por sua área de trabalho e está sempre motivado nos estudos, buscar uma pós-graduação e outros conhecimentos engrandecerá seu currículo, mas também, fará com que o profissional domine cada vez mais sua especialidade.

Isso também é muito valorizado pelos contratantes, é claro, mas traz uma grande satisfação para o aluno, não é mesmo?

Voltar a estudar nos dias atuais é mais simples do que se imagina, afinal de contas, as tecnologias também chegaram ao ambiente educacional, certo? Além disso, com a nova dinâmica do mercado de trabalho, é uma das formas mais seguras de conseguir um bom emprego, ter um bom salário e conseguir fazer suas conquistas pessoais, certo?

Então, não perca tempo! Você já tem todos os motivos para voltar a estudar, agora é hora de escolher a instituição de ensino que garantirá a você um estudo de qualidade e alinhado com as tendências do mercado. Visite agora mesmo o site da UNIFEOB, consulte os cursos e se inscreva no próximo vestibular.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.